Quem foi Portugal Ramalho?

Elaine RodriguesGovernador abre seminário de intercâmbio para o Biodiesel

Governador abre seminário de intercâmbio para o Biodiesel

A indagação da direção e dos funcionários do Hospital-Escola Portugal Ramalho motivou a elaboração de um concurso lançado hoje, durante a solenidade de inauguração do auditório e da biblioteca da instituição.

Nas vésperas de comemorar 50 anos de existência – no dia 4 de janeiro de 2006 – a direção do hospital lançou o concurso para conhecer mais sobre o homenageado. “Nós nada ou pouca coisa sabemos sobre Portugal Ramalho. O historiador Agatângelo disse que ele era militar, mas uma tese de mestrado já afirma que ele era médico”, revela a diretora chefe do hospital, Rosimeire Cavalcante.

Outro concurso também lançado hoje tem o objetivo de conceder um hino em homenagem ao hospital. A comissão julgadora será formada por músicos e pessoas ligadas à cultura do Estado de Alagoas.

O prazo de entrega dos trabalhos para os dois concursos é no dia 12 de dezembro. As premiações oferecidas são de mil reais para os vencedores, e os valores de R$ 500 e R$ 300 aos segundos e terceiros melhores colocados.

Hospital Portugal Ramalho

Fundado no ano de 1956, o hospital psiquiátrico é considerado um dos 25 melhores do país. Nos meses de janeiro a julho deste ano, foram registrados 962 internamentos e 806 pacientes tiveram alta.

Como hospital escola, a instituição recebe estagiários e acadêmicos que participam de um centro de estudos semanalmente. Durante o ano passado, 1054 estudantes estagiaram no hospital.

Entre as atividades realizadas, são tratados doentes mentais e dependentes químicos com terapias, consultas médicas e administração de medicamentos.

Em homenagem aos acadêmicos, as comemorações do cinqüentenário do hospital psiquiátrico começará com a I Jornada Científica do Portugal Ramalho, que será realizada nos dias 2 e 3 de janeiro.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos