Alagoas na rota do cinema internacional

Filmes destacam cenários alagoanos e impulsionam o turismo

Igreja Santa Maria Madalena e Ordem Terceira, Marechal Deodoro
Igreja Santa Maria Madalena e Ordem Terceira, Marechal Deodoro

A partir de agosto, quando desembarcam no Estado diretores e elenco do longametragem ‘Ilha dos Escravos’ – filme de co-produção européia, que será rodado, este ano, no município de Marechal Deodoro –, Alagoas entrará oficialmente na rota das superproduções cinematográficas internacionais.

A escolha da primeira capital alagoana para cenário de mais um filme rodado no Estado, entusiasma principalmente, empresas e órgãos oficiais de apoio ao turismo. Além do longametragem Ilha dos Escravos, que começa a ser rodado em Marechal Deodoro, no mês de setembro, há perspectivas de um outro filme sobre a história do cangaço, rodado provavelmente na região de Água Branca, e uma série de quatro documentários para a Rede de TV Portuguesa RTPI, sendo que o primeiro número, retratando o líder negro Zumbi, tem locações programadas para a partir de novembro, no Quilombo dos Palmares.

Seleção de elenco

De acordo com o superintendente de Audiovisual em Alagoas, Chico de Assis, os primeiros testes para seleção de elenco do filme Ilha dos Escravos, começam no final de agosto e serão coordenados pelo próprio diretor do filme e sua equipe de produtores.

Ilha dos Escravos terá cenas que se passam em Cabo Verde, na França e no Brasil. O filme remonta um período da história européia que se passa no ano de 1852. A direção é compartilhada entre Francisco Manso e João Correia, português naturalizado belga, que é secretário geral da Fundação Européia de Audiovisual.

Os profissionais alagoanos selecionados para atuar no filme devem contracenar cenas com atores como Milton Gonçalves, Zezé Mota, Camila Pitanga, Thaís Araújo e do próprio Chico de Assis.

O inusitado ficará por conta de uma cena rodada no novo teatro do Centro de Convenções de Maceió, onde o maestro interpretado pelo ator Omar Sharif, aparecerá regendo uma filarmônica.

Segundo Chico de Assis, o longametragem mobilizará atores, figurantes e moradores de Marechal Deodoro, e investimentos de produção da ordem de mais de meio milhão de Reais. Em contrapartida, Governo do Estado e trade turístico garantiram apoio com hospedagem e transporte para elenco e produção.

“Alagoas é quem ganha com tudo isso, especialmente o turismo”, destacou Assis. Os profissionais envolvidos nas filmagens de Ilha dos Escravos devem permanecer uns três meses em Alagoas.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos