Estado inaugura Instituto de Câncer em Palmeira Dos Índios

Visando oferecer à população de Palmeira dos Índios e municípios vizinhos atendimento especializado e humanizado para os portadores de câncer, foi inaugurado no dia 8 de julho o Instituto de Câncer Dr. Marcos Moares. A cerimônia de inauguração do Instituo, que se localiza anexo ao Hospital Santa Rita, contou com a presença da secretária executiva de Saúde, Kátia Born; do prefeito de Palmeira dos Índios, Albérico Cordeiro; do homenageado Marcos Moraes, entre outros.

Emilio Silva, diretor do Hospital Santa Rita, lembrou que o Instituto servirá como referência para 23 municípios da região, tendo em seu corpo de funcionários 400 profissionais, sendo cerca de 70 médicos. “A presença da secretária executiva de Saúde e do prefeito fortalece o compromisso dos gestores públicos estaduais e municipais com o nosso instituto”, lembrou.

Nascido em 10 de agosto de 1936, na cidade de Palmeira dos Índios, Marcos Moraes é um dos mais respeitados médicos oncologistas do mundo e foi diretor geral do Instituto Nacional do Câncer, órgão público de referência para o controle do câncer no Brasil entre 1990 e 1999.

Na ocasião, Marcos Moraes lembrou de sua infância em Palmeira dos Índios e classificou a homenagem como o melhor momento de sua vida. Atualmente, o médico é representante oficial do Brasil na Organização Mundial de Saúde para o National Cancer Control Programmes, além de membro fundador da American Trauma Society, em Chicago, presidente da Sociedade Latino-americana de Diretores de Institutos Nacionais do Câncer e presidente e membro fundador da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica.

A secretária Kátia Born destacou a ousadia do empreendimento, pois oferece à população de Palmeira dos Índios a oportunidade de contar com um serviço especializado evitando assim que o usuário do município tenha que se deslocar para a capital para ter este tipo de atendimento.

“Descentralização vem sendo a tônica da gestão implantar pelo governo do Estado na secretaria. Tem sido assim com as UTI’s Neonatais, com os hospitais de referência, com as maternidades, com os Centros de Apoio Psicosocial. A palavra que melhor define o Sistema Único de Saúde é cooperação e o papel da Secretaria é dotar as diversas microrregiões de saúde do Estado dos serviços necessários, para que a população destes municípios não precise se deslocar para receber um atendimento eficaz e humanizado”, explicou Kátia Born, lembrando que o Instituto será cadastrado pela Secretaria Executiva de Saúde no Sistema Único de Saúde.

A secretária enfocou também a importância do Hospital Santa Rita para a cidade de Palmeira dos Índios e para todos as cidades circunvizinhas, que diariamente utilizam a unidade hospitalar. “Atualmente, o hospital oferece a região dez leitos de UTI’s Neonatais, atendendo todos os municípios da 2º macrorregião do Estado”, explicou.

Fonte: Secom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos