Agência Nacional de Saúde quer regular menos, mas induzir mais boas práticas

A Agência Nacional de Saúde (ANS) será menos reguladora e mais indutora de boas práticas. Este foi o compromisso assumido pelo presidente da instituição, Fausto Pereira, na cerimônia de abertura do Encontro de Integração com o Sistema Único de Saúde (SUS), ontem, em Brasília.

"Nós assumimos o compromisso de que a Agência teria uma ação cada vez menos normatizadora e cada vez mais indutora de boas práticas. Não é um processo simples de construção, porque este é um sistema que atende a 40,7 milhões de pessoas e tem 1.700 empresas em atividade", argumentou.

Fausto Pereira informou que a Agência tem um faturamento de quase R$ 31 bilhões, o que segundo ele é praticamente o mesmo orçamento do Ministério da Saúde. E esse valor, acrescentou, poderá aumentar.

O presidente da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, Benedito Dias (PP-AP), disse na solenidade que a Casa apoiará as decisões tomadas no encontro, inclusive a de aumentar a sua verba. "Vamos levar para a Câmara tudo o que for discutido aqui. E trago a mensagem do presidente Severino Cavalcanti (PP-PE): ele está imbuído do propósito de dar esse apoio", acentuou.

E o diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, José Leôncio Feitosa, afirmou que o encontro – que termina amanhã (13) – irá debater questões fundamentais para o setor. "Vamos criar instrumentos eficazes para a troca de informações entre o SUS e planos de saúde, incorporação de novas tecnologias e compra de insumos", relatou.

Este é o quinto Encontro de Integração com o Sistema Único de Saúde (SUS) – os outros foram realizados no Rio de Janeiro, Belém, Curitiba e Recife, com o objetivo de refletir sobre os desafios da integração dos serviços de saúde público e privado

Fonte: Agência Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos