Documentários da TV portuguesa revelam roteiros alagoanos

Cena do filme Espelho D'Água exibido em 2004.
Cena do filme Espelho D’Água exibido em 2004.

Depois de reverenciar as paisagens e belezas arquitetônicas de Alagoas, incluindo o Estado no roteiro de locações do filme Ilha dos Escravos, cineastas portugueses decidiram apostar na cultura popular e mitos alagoanos. Até o final do ano, a Rede de TV Portuguesa (RTPI) exibe um documentário sobre o líder negro Zumbi dos Palmares, filmado na Serra da Barriga, em União dos Palmares.

A série Retratos do Brasil, exibida pela RTPI, terá pelo menos quatro documentários filmados em Alagoas. De acordo com a Superintendência de Audiovisual do Estado, além de Zumbi, serão destaque da série o escritor Graciliano Ramos e as manifestações culturais e folclóricas alagoanas.

“Iniciativas como esta movimentam todo Estado”, diz o superintendente de Audiovisual, Chico de Assis. “Esses documentários abrem perspectivas para profissionais das artes e audiovisuais, divulgam Alagoas para o mundo inteiro e ainda ajudam a formar um banco de imagens de nosso Estado, estimulando outros cineastas a descobrirem nossos talentos”, aposta.

Festival de Cinema de Maceió

Aproveitando a fase de lua de mel entre Alagoas e Europa, a Superintendência de Audiovisual do Estado programa com antecipação todos detalhes do Festival de Cinema de Maceió. A mostra internacional, coordenada pelo Instituto Cultura e Movimento – mesmo do projeto Cinema BR em Movimento – exibirá 50 títulos do cinema europeu e latino-americano.

“Esse é um projeto que está sendo trabalhado há mais de um ano”, informa Chico de Assis. As exibições do Festival de Cinema de Maceió devem acontecer na última semana do mês de março de 2006, no Centro de Convenções da capital alagoana.

Leia mais

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos