Vendas do comércio têm alta em todo o país

As vendas do comércio varejista brasileiro cresceram 2,67% em maio, na comparação com o mesmo mês de 2004. Em relação a abril deste ano, a alta foi de 0,40%. A Pesquisa Mensal do Comércio divulgada hoje (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que nos cinco primeiros meses do ano as vendas no varejo em todo o país aumentaram 4,51% e, 7,52% nos os 12 meses encerrados em maio.

O faturamento do setor cresceu 10,72% em relação a maio do ano passado e 2,19% na comparação com abril deste ano. Os setores de móveis e eletrodomésticos (18,03%) e de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,23%) deram as maiores contribuições para o resultado de maio.

O gerente da pesquisa, economista Reinaldo Pereira, atribui a taxa positiva do setor de móveis e eletrodomésticos à manutenção do crédito direto ao consumidor e também aos empréstimos pessoais com desconto direto na folha de pagamento.

"Em relação ao setor de hipermercados, a alta nas vendas decorreu do aumento do nível de emprego captado pela Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE e ainda de um acréscimo no nível de ocupação, possivelmente por conta da antecipação do aumento do salário mínimo que houve em maio", destacou Reinaldo.

O setor de combustíveis e lubrificantes (-7,26%) registrou a quinta taxa negativa consecutiva nesta base de comparação. Para o economista do IBGE, "a queda está relacionada ao preço da gasolina e do álcool combustíveis, que vêm tendo reajustes acima da média da inflação, o que, conseqüentemente, retrai o consumo". Na comparação com abril deste ano, novamente o setor de móveis e eletrodomésticos foi o destaque, com alta de 2,08%.

Quanto ao comércio varejista ampliado, que inclui o comércio de veículos, motos, peças e material de construção, a alta das vendas em relação a maio do ano passado foi de 1,76%. No acumulado do ano a alta foi de 3,55%. O faturamento do setor cresceu 12,81% no mesmo período.

Fonte: Radiobrás

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos