Funcred capacita artesãos de Japaratinga

O município de Japaratinga, no litoral Norte do Estado, é o terceiro da região a receber o curso de qualificação do artesanato promovido pelo Fundo de Microcrédito (Funcred), desenvolvido pelo governo do Estado, em parceria com o Banco do Cidadão.

Nesta etapa estão sendo beneficiados 61 artesãos residentes no município com a realização dos cursos de reciclagem de lixo, serigrafia, crochê e EVA (cortinas e móbiles com emborrachados e miçangas).

A secretária gestora do Funcred, Genilda Leão, destacou o sucesso do projeto, que inicialmente previa a capacitação de 140 artesãos de quatro municípios e, hoje, devido à procura, a estimativa é de que serão beneficiados 360 artesãos de cinco municípios, incluindo, além de Japaratinga, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras e Maragogi

A extensão do curso até Maragogi atende à contrapartida do Funcred na parceria com o Sebrae e a Seplan, por meio do Programa de Arranjos Produtivos Locais (APL), que vai garantir aos artesãos também a capacitação em associativismo, gestão de negócios e empreendedorismo, visando a sustentabilidade do projeto.

Segundo Genilda Leão, a parceria dos prefeitos tem sido fundamental para a operacionalização do projeto, à medida que garantem o espaço físico para a realização do curso. “Até o momento, todos que procuramos têm demonstrado interesse em contribuir com o projeto, a exemplo do prefeito Bruno Loureiro, no entendimento de que representa um ganho social bastante significativo para a população local”, enfatizou a secretária.

O curso faz parte do projeto “O que é que o litoral Norte faz?”, cuja finalidade é desenvolver ações que possam tornar a região um pólo de artesanato de qualidade, com condições de atender à demanda local e ao mercado turístico.

A exemplo das etapas realizadas em Barra do Camaragibe, povoado de Passo do Camaragibe, e em Porto da Rua, povoado de São Miguel dos Milagres, a capacitação em Japaratinga terá duração de quatro semanas. “Durante esse tempo, os artesãos terão a oportunidade de aprender formas de agregar valor ao artesanato produzido por eles, como design moderno e acabamento de qualidade, capazes de atender às exigências do mercado turístico e melhorar a renda familiar”, enfatizou a secretária.

A solenidade de abertura foi realizada na última segunda-feira, no Hotel Bitingui, com a presença da secretária gestora do Funcred, Genilda Leão; do prefeito de em Japaratinga, Bruno Loureiro; do presidente do Conselho Administrativo do Banco do Cidadão, Pedro Verdino; da gerente executiva do Funcred, Amália Amorim, além de representantes do Sebrae, Seplan e da Secretaria Regional Norte.

Genilda Leão lembrou a implantação de projetos turísticos como o Ondazul e Costa dos Corais, que serão responsáveis pela criação de milhares de leitos, abrindo possibilidade de pequenos empreendimentos. “Por isso, a preocupação do governo do Estado em preparar a população local, para que seja beneficiada com uma atividade econômica que lhe garanta o sustento familiar e a geração de emprego e renda”, argumentou a secretária.

A capacitação dos artesãos é totalmente gratuita, com financiamento do Funcred, por meio do Banco do Cidadão. São recursos não reembolsáveis, conforme explicou a secretária Genilda Leão. A única contrapartida das prefeituras dos municípios beneficiados é a concessão do local para a capacitação e a vigilância do material utilizado, que é todo adquirido pelo governo do Estado.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos