Instituto de Defesa do Consumidor promove seminário sobre planos de saúde

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) completa na próxima quinta-feira 18 anos de fundação. Para comemorar a data, a entidade irá realizar o seminário Os Planos de Saúde e os Consumidores, no auditório João Yunes da faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista. O encontro reunirá especialistas de diversas áreas relacionadas a planos de saúde, juristas, profissionais de saúde, entidades de defesa do consumidor e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

"Nós vamos discutir esse problema dos planos de saúde, a relação dos planos com a saúde pública brasileira. E isso faz parte de uma comemoração do IDEC no seu aniversário", afirmou o coordenador-executivo do IDEC, Sezifredo Paz, em entrevista à Rádio Nacional AM (Brasília).

Na opinião de Paz, é muito difícil encontrar um ponto de equilíbrio entre as prestadoras de serviços de saúde, que querem lucrar, e os consumidores. "No fundo, infelizmente, está a falta de assistência pública no Brasil, que faz com que muitas pessoas, às vezes até de renda menor, acabem criando a idéia de que podem conseguir nos planos de saúde a proteção que eles necessitam".

Para inverter essa situação, o coordenador acredita que é necessário valorizar o Sistema Único de Saúde (SUS) e fazer com que ele funcione. "Nós queremos que o SUS melhore, que haja efetivamente um controle social, uma participação das pessoas para que o SUS melhore e aí a gente tenha uma assistência adequada", afirmou.

Ele também criticou a atuação da ANS. "Nós temos uma agência reguladora que vez por outra toma medidas nitidamente contrárias ao consumidor. Às vezes bastante alinhada aos interesses das empresas". No início do mês, a entidade entrou com representação no Ministério Público Federal contra um termo de compromisso firmado entre a ANS e cinco operadoras (Bradesco, Sul América, Amil, Golden Cross e Itaú Seguros) que previa o reajuste dos contratos assinados até 1999.

O seminário abordará ainda a situação dos prestadores de serviço na área de saúde. As inscrições devem ser feitas por meio do site www.idec.org.br ou pelo fax 11 33862-9844.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos