Livro "Além do Arco-íris" é lançado hoje

Dando continuidade a programação do Orgulho Gay em Maceió, vai ser lançado hoje à noite, no Museu da Imagem e do Som (Misa), o livro “Além do Arco-íris”, que é um estudo exploratório sobre o perfil das pessoas que participaram da Parada Gay do ano passado na Capital alagoana.

Escrita pelo economista Júlio Daniel Farias, a obra é uma análise qualitativa e quantitativa dos indivíduos que participaram de um questionário desenvolvido durante a passeata na orla de Maceió. A pesquisa fez parte de um projeto desenvolvido por meio da Fundação Universitária de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) junto com os militantes do Grupo Gay de Alagoas (GGAL) e o projeto Pró-Vida.

Um dos dados do estudo é de que 52% das pessoas que prestigiam a passeata são heterossexuais. “Mas o que preocupa neste dado é o motivo pelo qual leva essas pessoas à manifestação. A maioria chega a responder que vai como forma de diversão. Mas as pessoas precisam aprender que o evento é um movimento homossexual e não pode ser vista como uma diversão maldosa ou um objeto engraçado. É preciso que se reflita para a causa da cidadania homossexual”, explica Daniel.

Outro ponto ressaltado no livro é a questão do índice de desemprego entre homossexuais. A pesquisa revelou que do número de entrevistados desempregados cerca de 7% são héteros e 13,2% homossexuais. “Ainda existe preconceito quanto à profissão do homossexual. Mas o grande ponto positivo é quanto à população economicamente ativa, onde foi destacado que a maioria dos gays, lésbicas, simpatizantes, bissexuais e trânsgêneros estão no mercado de trabalho. Hoje eles já ocupam espaço de destaque, seja em setores públicos ou privados”, diz o autor.

O livro “Além do Arco-íris” é uma forma de estimular a discussão sobre a cidadania homossexual em diversas classes da sociedade, onde, segundo o autor, é a melhor forma da população aceitar a opção sexual de cada um além de proporcionar uma reflexão política. “A militância busca que algumas conquistas sejam alcançadas. Uma delas é quanto à parceria civil. Há dez anos o projeto está parado na Câmara dos Deputados e tudo o que o movimento busca é igualdade e equiparação dos direitos”, completa Daniel Farias.

Parada Gay

A quinta edição da Parada de Orgulho Gay será realizada em Maceió no próximo domingo, com concentração na praia da Pajuçara. Este ano o evento terá como tema “Parceria Civil Já” e contará com a participação de cantores e Djs nacionais e locais, que farão show de encerramento na Multieventos.

Durante esta semana, as entidades vão realizar atendimento gratuito na área jurídica e emissão de carteira de identidade, além de um ciclo de debates sobre homossexualidade x família. Na sexta-feira, haverá uma sessão especial na Assembléia Legislativa e, no sábado, serão realizadas oficinas temáticas organizadas pelas entidades Acorde e Grupo Conviver. Nesse mesmo dia, à noite, será promovido o concurso de Drag Queen para a escolha da Rainha da Parada Gay.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos