Lessa realiza primeira visita oficial a Cabo Verde

Paulo Vicente/SecomGovernador durante visista à cidade velha de Cabo Verde

Governador durante visista à cidade velha de Cabo Verde

O governador Ronaldo Lessa e secretários de governo participaram nesta terça-feira, de sessão ordinária especial na Câmara Municipal da Cidade de Praia, em Cabo Verde, na África.

A solenidade que foi realizada às 11h30 (horário local), para recepcionar a comitiva e contou com a presença do prefeito Felisberto Vieira e do embaixador do Brasil no país, Vitor Cândido Paim. Em seu discurso, o prefeito ressaltou a importância cultural e histórica do intercâmbio, destacando que Ronaldo Lessa é o primeiro governador brasileiro em visita oficial a Cabo Verde.

“Essa visita significa a abertura de uma ponte entre Alagoas e Cabo Verde para intercâmbios de cooperação em várias áreas. Alagoas possui uma grande costela africana e, felizmente, tem um governador que preserva essa identidade”, destacou Felisberto. A recepção ao governador ocorre em meio às comemorações dos 30 anos de independência de Cabo Verde, ocorrido no último dia 5 de julho.

O prefeito lembrou que o forte elo deve-se ao fato de que Alagoas foi um dos caminhos de libertação dos negros de seu país, que vinham para o Estado em direção ao Quilombo dos Palmares. “Estamos intimamente ligados cultural e historicamente e plantando a semente da fraternidade entre Cabo Verde e Alagoas”, destacou.

A visita do governo de Alagoas àquele país foi motivada pela produção do filme A Ilha dos Escravos, que relatará a história dos negros e escravos da África e utilizará a cidade história de Marechal Deodoro como parte do cenário. Ronaldo Lessa reforçou o intercâmbio e destacou os aspectos históricos, geográficos e as potencialidades econômicas e culturais de Alagoas.

“O filme vai estreitar as relações. É o resgate da nossa história, e precisamos resgatá-la para dar sentido ao nosso projeto de vida, trabalho que vem sendo feito desde o início do nosso governo”, lembrou Lessa. Ele destacou a história de Quilombo dos Palmares e falou dos avanços de Alagoas em várias áreas, principalmente na Educação, onde o governo de Alagoas conseguiu adotar políticas públicas para redução do analfabetismo, que alcançava picos de 50,2% em jovens com idade escolar de 15 anos ou mais. Atualmente, o índice é de 30,4%, de acordo com a última pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O governador Ronaldo Lessa convidou o governo local a visitar Alagoas durante as filmagens, que ocorrerão no final de setembro e revelou interesse em firmar novas parcerias com a cidade de Praia, capital cabo-verdiana. “Nosso intercâmbio vai além da área cultural. Precisamos ampliar o espírito de fraternidade”, disse.

Cidade Velha – Ainda nesta terça-feira, à tarde, o governador Ronaldo Lessa, acompanhado do presidente da Comissão do Patrimônio Cultural, Carlos Carvalho e da produtora da Cinemate, Ana Costa, visitou a Cidade Velha, cidade histórica de Cabo Verde, localizada na capital, e que está tendo o seu conjunto arquitetônico restaurado.

A Cidade Velha, juntamente com o município de Marechal Deodoro, em Alagoas, irão compor o cenário do filme “A Ilha dos Escravos”, e um dos pontos mais marcantes é a Fortaleza São Felipe, datado no século XVI.

Nesta quarta-feira, na parte da manhã, Lessa participa de uma reunião com o Ministro da Cultura, Manoel Monteiro Veiga e, à tarde, concede entrevista coletiva. Na quinta participa de audiência com o presidente da República de Cabo Verde, Pedro Pires.

A comitiva de Alagoas, composta pelos secretários Arnóbio Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico); Zezito Araújo (Defesa e Proteção das Minorias), Vanda Menezes (Mulher) e Liara Nogueira (secretária-adjunta de Comunicação), além do superintendente de Produções Cinematográficas e Audiovisuais, Chico de Assis, trará uma mostra do Festival de Cinema que ocorre na capital de Cabo Verde e que será exibida durante as comemorações de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos