CPI do Mensalão: começa reunião para ouvir Delúbio Soares

Começou há pouco a reunião da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Correios, que toma hoje o depoimento do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares.

Professor de matemática, 49 anos, Delúbio foi tesoureiro do PT desde 1999 e cuidou da campanha vitoriosa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2002. Seu nome ganhou notoriedade quando o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) denunciou um esquema de compra de apoio de deputados, que seria coordenado pelo então tesoureiro do PT.

Delúbio deverá ser questionado pelos parlamentares, entre outras coisas, sobre os empréstimos que tomou das empresas de Marcos Valério, acusado de operar o mensalão, e que também financiava o PT.

O ex-tesoureiro assumiu em entrevista à TV Globo que foi o único responsável por tais empréstimos, que endividaram o PT e que financiaram as campanhas do partido com utilização de caixa dois, não declarados à Justiça Eleitoral, o que configuraria crime eleitoral.

Delúbio também falará à CPI protegido por um habeas corpus, concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que o resguarda de uma eventual prisão e também o exime de responder a perguntas que não queira responder.

Fonte: Agência Senado

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos