Conferência das Cidades reúne 28 municípios em Santana

O governador em exercício, Luis Abílio, participa amanhã, em Santana do Ipanema, da II Conferência Regional das Cidades. O evento irá reunir representantes de 28 municípios do Sertão alagoano para discutir políticas de desenvolvimento urbano e tirar uma pauta comum de propostas a serem defendidas na Conferência Estadual, que será realziada em setembro, em Maceió; e para a Conferência Nacional das Cidades, marcada para o final de novembro, em Brasília.

Desde a semana passada, quando foi realizada, em Penedo, a II Conferência das Cidades do Agreste e Baixo São Francisco, governo e sociedade civil, instituições públicas e privadas e organismos não-governamentais iniciaram a construção do planejamento de ações para os problemas urbanos, tendo como meta a melhoria progressiva da qualidade de vida. O tema base sugerido pelo Ministério das Cidades é “Reforma Urbana: Cidade para Todos – Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano”.

A comissão organizadora, composta por representantes do governo, da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), universidade, organizações não-governamentais e sociedade civil, sob a coordenação da Secretaria Coordenadora de Articulação, define as conferências como um fórum democrático de discussão e decisões sobre os problemas e prioridades das cidades, visando à composição da política nacional de desenvolvimento urbano.

“Sua importância está, não apenas no debate de propostas que vão pautar a política do Ministério das Cidades, podendo definir projetos e destinação de recursos para os municípios no ano seguinte, mas, também, no modelo de participação e controle social que elas representam”, destaca a secretária de Articulação, Fátima Borges.

Para assegurar que as discussões sejam travadas na base, onde os problemas acontecem, e sob a ótica de quem os vivencia, foram programadas cinco conferências regionais. Durante a conferência, prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias, associações, empresários e instituições diversas discutem as prioridades urbanas de seus municípios.

Depois de Penedo (dia 14 de julho) e Santana do Ipanema (21/07), as conferências regionais vão acontecer em União dos Palmares, no próximo dia 28, reunindo os municípios da Região Norte; São Miguel dos Campos, dia 02 de agosto, com os municípios da região Centro; e em Rio Largo, no dia 04 de agosto, com os municípios da região Metropolitana.

A Conferência de Santana será realizada na Escola Estadual Laura Chagas, no bairro de Camoxinga, das 8h30 às 18 horas.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos