Doenças vilãs do inverno

Marcelo Constant: "Água é o principal veículo de transmissão de doenças"
Marcelo Constant: "Água é o principal veículo de transmissão de doenças"

Febre tifóide, cólera, dengue, hepatite e leptospirose aparecem com mais freqüência depois de grandes chuvas. Em Alagoas, essas doenças virais e bacterianas, aumentam no inverno devido às oscilações climáticas e pela falta de saneamento básico.

Para o infectologista Marcelo Constant, a água é o principal veículo de transmissão de doenças. “Muitas famílias não têm acesso à água potável e cavam poços nos quintais de casa para servir de consumo diário. Assim é trazido com as chuvas todo lixo e impurezas que contaminam o local, o que vem a causar doenças pela utilidade dessa água”, explica.

O infectologista também alerta a população para os primeiros sintomas de doenças, que são febre alta, dores de cabeça e dor no corpo, que podem ser confundidos com gripe ou resfriado.

A prevenção deve ser feita através de cuidados adequados com higiene e alimentação. O paciente deve tomar muito líquido, alimentar-se bem e repousar. E para qualquer suspeita, deve-se procurar um médico para indicar os melhores procedimentos a serem tomados na cura da doença.

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos