Funcred e Banco do Cidadão entregam certificados a 61 artesãos de Japaratinga

Os 61 artesãos de Japaratinga, que participam do curso de capacitação promovido pelo Fundo de Microcrédito do Governo do Estado (Funcred), em parceria com o Banco do Cidadão, receberam os certificados hoje, no Hotel Bitingui.

A solenidade, que também faz parte das comemorações da emancipação política do município, contou com a presença do secretário de Governo, Pedro Alves, representando o governador em exercício, Luis Abílio; da secretária gestora do Funcred, Genilda Leão; do prefeito de Japaratinga, Bruno Loureiro, entre outras autoridades.

Durante o curso, os artesãos aprenderam formas de agregar valor ao artesanato confeccionado a partir de reciclagem, serigrafia e crochê, além de cortinas e móbiles com emborrachados e miçangas, utilizando design moderno e acabamento de qualidade, tornando produtos competitivos, capazes de atender as exigências do mercado turístico.

Japaratinga foi o terceiro município do litoral Norte atendido pelo projeto “O que é que o litoral Norte faz?”, desenvolvido com recursos do Funcred. Antes, foram beneficiados os municípios de Passo do Camaragibe e São Miguel dos Milagres. As próximas etapas serão em Porto de Pedras e Maragogi.

Concluída a qualificação, os artesãos serão capacitados em gestão de negócios, associativismo e cooperativismo, graças à parceria firmada com o Sebrae, a Seplan e o Programa de Arranjos Produtivos Locais (APLs). Por último, um agente de crédito do Banco do Cidadão dará explicações sobre concessão de crédito e linhas de financiamento. A idéia é orientar os artesãos sobre a melhor forma de investir em pequenos empreendimentos e na abertura de primeiro negócio, como forma de melhorar a renda familiar e gerar emprego.

“A nossa preocupação é capacitar os artesãos para que possam desenvolver uma atividade econômica que tenha sustentabilidade”, afirmou Genilda Leão. “Para ser um empreendedor não basta saber fazer o produto. “É preciso que o artesão tenha conhecimento de gestão de negócio, associativismo, cooperativismo e, sobretudo, tenha acesso ao crédito”, destacou.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos