V Parada do Orgulho GLSBT reúne milhares de pessoas na praia da Pajuçara

Alagoas 24 HorasAlagoas 24 Horas

A praia da Pajuçara é palco, desde às 15h30, da V Parada do Orgulho GLSBT de Maceió. Milhares de pessoas foram prestigiar a passeata que tem como tema a união civil entre homossexuais.

A expectativa do movimento GLSBT é de que até o encerramento do evento cerca de 40 mil pessoas participem da festa.

“Nossa luta acima de tudo é contra o preconceito que atinge todas as classes sociais. Queremos também acabar com a homofobia, pois em apenas seis meses Alagoas já conta com 13 casos homofóbicos, o que é um índice muito grande, além de que a maioria dos assassinatos ocorrem da forma mais grotesca. O poder público precisa dar mais atenção aos crimes e solucioná-lo de forma mais rigorosa”, explica a presidente do Grupo Gay de Alagoas (GGAL), Cassandra Nascimento.

Várias autoridades estiveram presentes à festa para dar apoio ao movimento. O deputado estadual pelo PT, Paulão, vem acompanhando toda a programação do Orgulho Gay. “Sempre acompanhei, apoiei e compreendi a causa homossexual. É preciso que se diminua a discriminação até porque a Constituição Federal prevê a liberdade de escolha e ser homossexual é uma opção e deve ser respeitada pela sociedade”, ressalta o deputado.

Atualmente o projeto de lei que prevê a união estável entre homossexuais está parado no Congresso Nacional. Várias entidades de todo país se mobilizam, mas de acordo com o deputado estadual o que faz com que o Congresso não aprove a união civil homossexual é o conservadorismo.

“O Congresso Nacional é o espelho da sociedade e a sociedade é extremamente conservadora. Por esse motivo é que não chegam a aprovar a união civil. Mas isso é preciso mudar e pretendemos continuar lutando para que o país possa dar mais este passo”, conclui Paulão.

Durante a passeata, o que se pôde constatar via na orla da Pajuçara foi muitas cores, diversão e paz por parte do movimento homossexual. Várias drag queens desfilavam durante a passeata e o arco-íris – símbolo homossexual – era encontrado em todos os lugares.

A segurança do evento foi reforçada com policiais do 41 homens do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), além da cavalaria e policiais civis.

A festa continua na Praça Multieventos com atrações musicais e apresentação de drag queens e transformistas.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos