Brasil sedia encontro mundial sobre segurança na internet

A cidade de São Paulo será sede do II Encontro de Especialistas em Segurança Cibernética, entre os dias 14 e 16 de setembro. Na cerimônia de lançamento, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Jorge Armando Félix, um dos organizadores do encontro, afirmou que o objetivo é "ampliar a colaboração entre os centros de segurança cibernética e, também, implantar centros, inexistentes na maioria das nações".

Segundo o ministro, a tecnologia nacional é reconhecida em todo o mundo, o que legitima o país a ser a sede do encontro. "Estamos orgulhosos porque podemos assistir e colaborar com o razoável conhecimento que temos sobre o tema", ressaltou.

O coordenador do Centro de Tratamento de Incidentes de Segurança do Gabinete de Segurança Institucional, André Caricatti, informou que o encontro não irá tratar, apenas, de questões teóricas. "A idéia é levantar temas da maior relevância para a população e definir estratégias de ação", disse.

O secretário Nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa, acrescentou que serão tratados temas essenciais para o dia-a-dia do cidadão comum, como o sigilo de dados pessoais na rede mundial de computadores. "Vamos discutir ainda, por exemplo, a forma como as informações individuais são tratadas pelo governo federal", revelou.

O encontro, que é promovido pela Organização dos Estados Americanos (OEA), ocorreu pela primeira vez no Canadá, no ano passado. Nos três dias do evento em São Paulo serão aprofundados temas discutidos naquele país, como telecomunicações, análise de riscos na administração pública, previdência social e software livre.

Fonte: Agência Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos