Missa em Angicos revive fim do Cangaço

Alagoas24horasCidade de Piranhas abriga casario centenário

Cidade de Piranhas abriga casario centenário

O município de Piranhas, a 290 quilômetros de Maceió, revive durante toda manhã de hoje uma data histórica para o Nordeste. A 8ª Missa do Cangaço, celebrada na Gruta de Angicos – território sergipano nos limites do Rio São Francisco – reúne daqui a pouco, familiares de ex-cangaceiros e moradores da região num tributo histórico ao Cangaço.

Celebrada às 10h, na gruta onde Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, sua mulher Maria Bonita e nove cangaceiros foram assassinados em uma emboscada, há 67 anos, a missa trouxe para região pesquisadores, jornalistas, historiadores e turistas, atraídos pelas belezas do histórico roteiro Piranhas-Vale do São Francisco.

Localizada à margem direita do Velho Chico, nos limites do município sergipano de Poço Redondo, a trilha que leva a Angicos preserva características da época de ouro do Cangaço, como a vegetação de caatinga, típica do Nordeste brasileiro.

O local, considerado habitat natural dos cangaceiros, já foi cenário para o filme Baile Perfumado, de Lírio Ferreira e Paulo Caldas. Refúgio preferido de Lampião, Angicos foi o local do extermínio liderado pela volante policial alagoana composta por 48 homens chefiados pelo Tenente João Bezerra, que em 28 de julho de 1938 acabou com parte do bando do rei do cangaço.

No ataque a Angicos, morreram, além de Lampião e Maria Bonita, os cangaceiros Luís Pedro, Caixa de Fósforo, Mergulhão, Cajarana, Diferente, Enedina, Ângelo, Roque e Elétrico. Metralhados e degolados, os cangaceiros mortos tiveram suas cabeças exibidas pela primeira vez na cidade de Piranhas, onde fotografias da época encontram-se como parte do acervo do Museu do Sertão, no Centro Histórico.

Circuito Angicos

O percurso de Piranhas até a trilha de Angicos teve início nas primeiras horas da manhã, em lanchas e aerobarcos disponibilizados pela Prefeitura do município.

Para participar das comemorações em Sergipe, são esperados mais de cem convidados. Entre eles, a neta de Lampião e Maria Bonita, que mora no município vizinho ao local da chacina.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos