Prêmio Prefeito Empreendedor será lançado em Alagoas

O Sebrae Alagoas lança na próxima segunda-feira, 1, em Maceió, a 5ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. A premiação que visa estimular e criar condições para o desenvolvimentos das micro e pequenas empresas é concedida pelo Sebrae desde 2001.

O evento de lançamento será no Centro de Excelência em Gestão e Empreendedorismo do Nordeste (CEGEN), na sede do Sebrae, às 13h.

O Prêmio visa reconhecer os gestores municipais que adotam ações empreendedoras nas suas administrações, principalmente aquelas voltadas para garantir o surgimento e desenvolvimento das micro e pequenas empresas e empreendimentos locais, tais como: tratamento diferenciado pelas leis municipais; melhoria de infra-estrutura; políticas de apoio ao desenvolvimento local; apoio ao aceso ao crédito; capacitação ao empreendedorismo e apoio ao cooperativismo.

Novidades

Além das premiações aos vencedores regionais, serão concedidos outros cinco prêmios: um destaque ‘grandes cidades’ – para municípios com população acima de 200 mil habitantes – e quatro destaques temáticos. Esse último será concedido em reconhecimento a ações de desburocratização, planejamento, estruturação e governança local para o desenvolvimento, promoção do turismo de excelência, e utilização de royalties e compensações financeiras na promoção do desenvolvimento local.

As premiações estaduais são mantidas, com os classificados em primeiro lugar concorrendo às premiações regionais. As inscrições ficam aos cuidados das unidades do Sebrae nos estados e no Distrito Federal. As premiações nacionais estão programadas para abril. “O grande feito do Prêmio é estimular as mais de 5 mil prefeituras do País a promover ações que apóiem os pequenos negócios”, destaca o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto.

A expectativa para este ano é contar com mil inscrições e as mudanças na premiação têm o objetivo de incentivar maior participação das prefeituras, justifica o coordenador do Prêmio, Sandro Salvatore. Para dar ainda maior credibilidade ao Prêmio, técnicos do Sebrae Nacional vão dividir com os técnicos escolhidos pelo Estado a responsabilidade de avaliar se os projetos em andamento ou executados atendem todos os pré-requisitos.

Por meio de cessão de direitos ao Sebrae, as experiências ganhadoras irão fazer parte de um banco de informações para troca de experiências e, dessa forma, qualquer iniciativa inovadora é ampliada. Prova do sucesso do Prêmio é que nas últimas eleições, 37% dos prefeitos que tiveram suas ações reconhecidas e divulgadas, foram reeleitos ou conseguiram eleger o seu sucessor.

Em 2004, 21 prefeituras alagoanas concorreram ao Prêmio e o prefeito de Pilar, Alberto Canuto, foi o vencedor, seguido das prefeituras de Penedo e Piranhas. Para concorrer a premiação, os interessados devem procurar o Sebrae e efetuar a inscrição. Outras informações pelo telefone 3216-1670.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos