Cícero empossa conselho gestor do PAM Salgadinho

Luis VilarPrefeito empossa conselho no PAM Salgadinho

Prefeito empossa conselho no PAM Salgadinho

O prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PTB) deu posse agora a pouco, ao conselho gestor do PAM Salgadinho, que tem como presidente o médico Vanilo Soares da Silva. Na ocasião, o secretário da Saúde João Macário, apresentou o balanço dos seis meses de administração da diretoria atual da maior unidade de atendimento à saúde da capital.

Segundo o relatório, no comparativo entre os meses de fevereiro e junho, o número de consultas passou de 19.123 para 26.838 (acréscimo de 40.34%); exames, de 3.162 para 4.494 (acréscimo de 42.12%); procedimentos, de 2.108 para 2.959 (acréscimo de 40.57%). O resultado final do balando foi um aumento médio de 40.57%.

Para o secretário João Macário, os números refletem a determinação do modelo implantado na gestão de Cícero Almeida. “Já implantamos 12 conselhos gestores e outros 12 estão programados para agosto. E todos os 160 conselheiros serão capacitados porque acredito que o sistema de saúde não se muda com decretos. Ou se tem vontade ou as ações vão sempre esbarrar nos discursos”, disse o secretário.

Na ocasião foi feita a entrega simbólica de uma das 60 próteses mamárias. A dona de casa Gilvanete Pereira dos Santos, 44, que mora no Bairro do Farol, estava na fila de espera há dois anos. “Eu já não agüentava o desconforto e me sentia mal com a aparência que o meu peito ficava. Agora vou usar uma prótese adequada”, disse Gilvanete.

Em seu discurso, o prefeito Cícero Almeida disse que os investimentos na saúde – R$ 3 milhões até agora na compra de medicamentos – é um avanço, mas a determinação é trabalhar o lado educativo e preventivo das famílias, principalmente de baixa renda. “Maceió tem mais de 600 mil pessoas precisando de um atendimento de qualidade e isso não se resolve em seis meses. Temos 64 unidades em funcionamento e vamos abrir outras, todas com os serviços básicos garantidos. Tenho a certeza que estamos no caminho certo e a população já está sentido isso”, disse o prefeito.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos