Flamengo derrota Botafogo e respira no Brasileiro

A má fase do Flamengo superou o bom momento do Botafogo. Neste domingo, o time rubro-negro jogou melhor e derrotou o rival por 2 a 0, no estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador. O Flamengo chegou para o clássico em crise e após três partidas sem vencer estava parado na zona de rebaixamento. Já a equipe alvinegra vinha em momento ascendente, tendo vencido três de seus últimos jogos e disputando um lugar entre os líderes.

O duelo estadual foi muito movimentado. No primeiro tempo, as duas equipes se alternaram no comando da partida e desperdiçaram boas oportunidades. Os destaques ficaram por conta das três bolas nas traves (duas do Flamengo e uma do Botafogo).

Na etapa final, o ritmo caiu um pouco, mas as oportunidades desperdiçadas deram lugar aos chutes precisos de Leonardo Moura e Jean, que decidiram a partida. Com bons chutes e cruzamentos, o lateral-direito foi o melhor jogador em campo.

O Flamengo encerrou um jejum de três jogos sem vitórias – duas derrotas e um empate. O resultado também deve estabilizar a situação de Celso Roth, cujo cargo esteve a perigo nas últimas semanas. O time da Gávea chegou aos 16 pontos e terminará a rodada fora da zona de rebaixamento.

"Atingimos o primeiro patamar, que era vencer e convencer. O grupo está de parabéns e esta vitória é deles", disse o técnico Celso Roth.

Para confirmar a reação, o time enfrentará a Ponte Preta, quarta-feira, novamente no Luso-Brasileiro. A partida será às 20h30. Neste jogo, o atacante Obina, que não atua desde a derrota para o Juventude, deve voltar a ter condições. Já a estréia do recém-contratado volante Diego, ex-Fluminense, deve ficar para a rodada seguinte.

Por outro lado, o Botafogo interrompeu sua seqüência positiva. A equipe comandada por Péricles Chamusca vinha de três vitórias e um empate nos últimos quatro jogos. Deste modo, continua com 28 pontos e perdeu o contato com os líderes do Brasileiro.

O time teve uma atuação irreconhecível e, tirando uma blitz nos minutos iniciais, pouco criou. Vice-artilheiro do Brasileiro com nove gols, Alex Alves só apareceu ao chutar uma bola no travessão. Ele se queixou de parte da torcida, que o hostilizou:

"Não sei o que está acontecendo. De uns dois ou três jogos para cá acabou o encanto da torcida comigo. Não sei o que dizer. Ouço as críticas, as pessoas pegando no meu pé a todo momento. Não sei o que preciso fazer".

O próximo duelo será quarta-feira, às 21h45, contra o Paraná, em Curitiba.

O jogo
Mandante da partida e com a torcida em maior número, o Botafogo começou sufocando. Logo aos 2min, Alex Alves dominou na entrada da área e acertou um chute forte na trave direita de Diego.

Atônito com a pressão adversária, o técnico Celso Roth gritou: "O que está acontecendo?". O Flamengo continuou disperso e aos 9min, Túlio quase aproveitou uma bola mal recuada para Diego. Porém, mesmo atabalhoado, o goleiro conseguiu afastar com o pé.

No primeiro avanço do time rubro-negro, Jean perdeu um gol incrível. Leonardo Moura avançou pela direita e cruzou. Quase sobre a linha, o atacante mandou para fora. A jogada acendeu o Flamengo.

Aos 19min, Jônatas arriscou de fora da área e Max colocou para escanteio. Na cobrança, Bruno Mezenga cabeceou com perigo. Superior, o time da Gávea esteve próximo do gol aos 26min. Souza recebeu cruzamento de Leonardo Moura, mas Max fez boa defesa.

Dois minutos depois, Renato cobrou falta com violência e acertou o travessão. O Botafogo reapareceu ofensivamente aos 32min. Bill chutou de fora da área, Diego defendeu parcialmente e a bola sobrou para Alex Alves. O atacante dividiu com o goleiro, que defendeu novamente.

O Flamengo desperdiçou outra oportunidade aos 36min, quando Leonardo Moura cruzou e Jean finalizou em cima de Max. O show de bolas nos postes continuou aos 44min. Leonardo Moura levantou na área, Rafael Marques foi cortar, mas acertou o próprio travessão.

O segundo tempo começou em ritmo mais lento. Pelo lado rubro-negro, Jean chamou atenção pelo individualismo. Ele chegou a ser repreendido por Renato e os dois discutiram.

Aos 15min, Bill cruzou e André salvou antes da finalização de Alex Alves. De tanto desperdiçar oportunidades, o Flamengo marcou. Aos 21min, Souza cruzou da esquerda e Leonardo Moura marcou um belo gol de primeira.

O esforço de Jean foi recompensado aos 31min. Leonardo Moura deu belo passe, Jean driblou Max e empurrou para o gol. Com o jogo definido, Jônatas perdeu boa chance aos 44min, quando chutou em cima de Max após passe de Róbson.

BOTAFOGO
Max; Rafael Marques, Scheidt e Juninho (Reinaldo); César Prates, Jonílson, Túlio, Caio (Almir) e Bill; Alex Alves e Guilherme
Técnico: Péricles Chamusca

FLAMENGO
Diego; Leonardo Moura, Renato Silva, Henrique (Rodrigo) e André; Augusto Recife, Jônatas, Renato e Souza (Róbson); Jean e Bruno Mezenga (Bruno Barbosa)
Técnico: Celso Roth
Cartões amarelos: Túlio (B), Bruno Barbosa (F), Juninho (B), Jonílson (B), Augusto Recife (F)
Gols: Leonardo Moura, aos 21min; Jean, aos 31min do segundo tempo

Fonte: UOL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos