Ministro Roberto Rodrigues participa, hoje, da 2ª Fersucro em Maceió

Está tudo pronto para o início da 2ª Fersucro (Feira Regional Sucroalcooleira) – o maior evento do setor na região Nordeste. A 2ª Fersucro será realizada no Centro de Exposições em Jaraguá, Alagoas, de 1º a 5 de agosto, das 13h às 20h.

Ocupando uma área total de 5.000 m², com 106 estandes, estacionamento para 600 veículos e a previsão de um público de 10.000 visitantes, a Fersucro irá mostrar produtos, serviços, insumos e inovações tecnológicas para o setor.

Durante o evento, haverá um ciclo de palestras técnicas dos expositores para a abordagem de temas como nova tecnologia para tratamento de vapor vegetal em usinas de açúcar e álcool, produção de açúcar refinado sem refinaria, novas tecnologias em lubrificantes para moendas, entre outros.

Com o tema “Cana-de-açúcar e o Protocolo de Kyoto”, será realizado, paralelamente à Fersucro, o XXII Simpósio da Agroindústria da Cana-de-Açúcar que terá uma intensa programação de palestras no período da manhã no Centro de Exposições em Jaraguá.

A abertura dos eventos será dia 1º de agosto, às 20 horas, com a presença do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, que reservou esse dia para compromissos em Alagoas. Rodrigues fará palestra sobre “Os reflexos do protocolo de Kyoto no futuro da agroindústria canavieira nacional”.

Como o protocolo estabelece metas de redução de emissão de gases para os países ricos, a cultura da cana-de-açúcar entraria nesse processo como uma excelente alternativa. Primeiro, porque o álcool e o bagaço (fontes renováveis de energia) emitem menos CO2 para a atmosfera que os combustíveis fósseis.

Segundo, “cultura de cana-de-açúcar é uma cultura com imensas áreas de conservação de florestas nativas e potencial imenso para reflorestamento, além de ser uma planta C4 que tem no seu metabolismo uma maior eficiência para absorver CO2 da atmosfera, portanto, despoluidora do ar que respiramos”, destaca Fernando Lyra, secretário geral da STAB Leste.

Para Fernando Lyra, “o Brasil reúne todas as condições favoráveis aos benefícios que o Protocolo de Kyoto possa trazer ao mundo e, em especial, a este país, pois somos um país em desenvolvimento e com a maior área de cana-de-açúcar do mundo”.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos