Banco de leite da Santa Mônica procura doadoras

Luis VilsrSueli Calheiros: o Banco de Leite atende somente 30% dos bebês

Sueli Calheiros: o Banco de Leite atende somente 30% dos bebês

No Dia Mundial da Amamentação, o Banco de Leite da Maternidade-Escola Santa Mônica atende somente cerca de 30% dos bebês que precisam do alimento no hospital.

A assistente social responsável pelo Banco de Leite, Sueli Calheiros, diz que a maternidade recebe em torno de 60 doadoras regulares. “Mas a demanda de bebês é maior, são mais de 60 bebês e precisaríamos de quase 16 litros de leite, enquato que temos, diariamente, apenas dois a dois litros e meio”, explica.

A amamentação, quando praticada de forma exclusiva até os seis meses de vida do bebê previne doenças infecciosas, respiratórias e gástrico intestinais. É de extrema importância para o crescimento, desenvolvimento e prevenção de doenças na infância e idade adulta.

“Há três tipos de leite humano, o colostro, que é o leite materno até uma semana depois do parto, o leite de transição, até 15 dias e o leite maduro, presente nas mães depois de 15 dias após o parto”, detalha a enfermeira-chefe da maternidade, Arluzeni Barros.

Mauricéia Paixão, de 19 anos, está na maternidade Santa Mônica desde o último sábado, quando nasceu sua primeira filha, Ana Cecília. Ela foi orientada sobre a importância da amamentação e já consegue ver as conseqüências. “A amamentação aumenta meus laços com ela”, afirma.

Para fazer com que as mães consigam amamentar exclusivamente, até os seis meses, a Organização Mundial de Saúde e o Unicef recomendam: iniciar a amamentação nas primeiras horas de vida da criança; o bebê deve receber apenas leite materno, sem nenhum outro alimento ou líquido, nem mesmo água; a amamentação deve acontecer todas as vezes que a criança quiser, dia e noite; e não se deve usar mamadeiras nem chupetas.

Dia Mundial da Amamentação

O Dia Mundial da Amamentação foi instituído visando apoiar e promover a prática da amamentação natural para o combate à desnutrição e à mortalidade infantil e também difundir e possibilitar a troca de tecnologias em bancos de leite. O Brasil possui a maior e mais complexa rede de bancos de leite do mundo – 163 unidades.

Em Alagoas, existem apenas três bancos, o primeiro a ser criado, da maternidade Santa Mônica, o do Hospital Universitário e apenas um no interior, em São Miguel dos Campos.

Qualquer mãe pode fazer a doação, basta fazer o cadastro no hospital, com dados do pré-natal e exames de doenças contagiosas. O leite doado é congelado e passa por várias análises de contaminação até à pasteurização.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos