Cidades do interior apostam em sistema de hospedagem domiciliar

Sebrae leva projeto de hospedagem em residências de Água Branca para ampliar oferta de leitos e garantir renda para população local

O município de Água Branca, no sertão alagoano, ganhou uma novidade no segmento de turismo. Os moradores da cidade estão aderindo a um dos mais tradicionais sistemas de hospedagem da Europa, conhecido aqui como ‘Cama e Café’.

A novidade chegou ao município por meio de um projeto implantado pelo Sebrae em Alagoas. A princípio a ação serviu como uma alternativa para receber os visitantes que participaram do ‘II Festival de Inverno’, realizado no município, no último final de semana.

O ‘Cama e Café’ é uma forma de receptividade extra-hoteleira, onde os moradores da cidade disponibilizam quartos e café da manhã para os turistas. A vantagem desse projeto para o desenvolvimento do turismo local é que, diferente do que acontece em grandes empreendimentos hoteleiros, o dinheiro gasto pelos turistas em sua hospedagem fica direto e integralmente nas mãos da comunidade.

Um aspecto interessante do ‘Cama e Café’ é a relação entre turistas e comunidade hospitaleira em um espaço comum, neste caso, residencial, onde ambos têm a oportunidade de se conhecer, trocar informações sobre o destino turístico por meio de conversas e até mesmo criar laços de amizade.

Vinte famílias já aderiram ao projeto e cerca de 100 novos leitos foram disponibilizados no município. Segundo Ana Madalena Sandes, assistente em projetos setoriais do Sebrae em Alagoas, a adesão dos moradores ao projeto foi resultado de um trabalho de conscientização e apoio ao desenvolvimento local realizado pela instituição. “O maior objetivo do projeto é possibilitar que os visitantes fiquem hospedados na própria cidade e o recurso circule no local”, conclui Ana Madalena.

Para acompanhar e estruturar a implantação deste projeto, o Sebrae ofereceu capacitações para 70 pessoas sobre alimentos seguros, higiene pessoal, ambiental e local de trabalho, atendimento ao cliente e noções sobre meios de hospedagem em pequenos empreendimentos hoteleiros.

A implantação do ‘Cama e Café’ motivou alguns moradores da cidade que já pensam em investir na instalação de novas hospedarias. Edvaldo de Araújo, dono de uma casa que estava inutilizada na área central da cidade, reformou e mobiliou a residência e está oferecendo seis leitos para pessoas que queiram trabalhar ou visitar Água Branca. “Com as informações e orientações dadas pelos técnicos do Sebrae, percebi a importância dessas ações para o turismo e a economia da cidade”, ressalta Edvaldo.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos