São Miguel do Gostoso é o novo point do Nordeste

Ylton AmaralYlton Amaral

Se você ainda não ouviu falar em São Miguel Gostoso, prepare-se, em breve esse nome estará na boca dos mais descolados turistas. A cidade é um dos novos points turísticos do litoral nordestino. Está localizada na esquina do continente sul-americano, literalmente onde o vento faz a curva.

São Miguel do Gostoso fica no Rio Grande do Norte, a 110 km da capital do estado, Natal. Além das praias urbanas de São Miguel do Gostoso – Ponta do Santo Cristo, Xepa, Cardeiro e Maceió -, há inúmeras outras praias belíssimas, com águas limpas e mornas, na região. Uma delas é a Praia do Tourinho, formada por dunas fossilizadas que têm mais de 2000 anos. No município de São Miguel do Gostoso também fica a Praia do Marco. Ela tem este nome porque foi ali que, um ano após o descobrimento do Brasil, os portugueses colocaram o primeiro marco colonizador nas terras brasileiras (Expedição Gaspar de Lemos, em 1501).

Formada por dunas enormes, a praia do Marco é conhecida como Dunas do Vespúcio (uma homenagem a Américo Vespúcio que integrava a expedição de Lemos). Apesar da importância histórica desse marco colonial, o fato é conhecido, no geral, apenas por estudiosos e historiadores.

Galinhos é outra praia da região. É um pouco mais distante de São Miguel do Gostoso, mas vale a pena ser conhecida. A praia fica na ponta de uma península, bastante acidentada e apenas carros tracionados podem chegar lá. A região tem dunas e enormes salinas.

Outras praias próximas a São Miguel do Gostoso são Perobas e Maracajaú (localizadas ao sul) e são famosas pelas formações de corais, conhecidas por "parrachos". As praias são ideais para mergulhos. Já as praias de São Miguel do Gostoso (urbanas) são consideradas ótimas para a prática de esportes náuticos à vela, especialmente o windsurfe e o kitesurfe. O local é apontado como uma das melhores áreas para esse tipo de esporte – tão boa quanto Jericoacoara, no Ceará.

São Miguel do Gostoso é uma cidade pequena, com cerca de 5 mil pessoas, mas com boa infra-estrutura turística. O litoral tem muitas dunas e coqueiros que acompanham toda a extensa enseada que forma as praias.

Fonte: Terra Turismo

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos