Governador de NY veta lei de acesso à "pílula do dia seguinte"

O governador de Nova York, George Pataki, vetou nesta quinta-feira um projeto de lei estadual que facilitaria o acesso, inclusive sem receita médica, à "pílula do dia seguinte", utilizada por várias mulheres como "anticoncepcional de emergência".
"Minha decisão se baseia unicamente no desejo de proteger a saúde e a segurança de nossas mulheres mais jovens e vulneráveis", ressaltou Pataki ao justificar sua decisão.

A lei, aprovada neste ano pela Legislatura estadual, tinha como objetivo facilitar a aquisição deste anticoncepcional, conhecido também como "Plano B", por mulheres de qualquer idade.

A "pílula do dia seguinte" evita a gravidez se tomada dentro das 72 horas posteriores a uma relação sexual sem proteção.

Os defensores da distribuição do anticoncepcional reconheciam que a FDA (a agêcia reguladora de alimentos e medicamentos dos EUA) ainda não tinha autorizado a venda sem receita médica deste tipo de droga, e alegavam que esta lei pretendia criar "uma estrutura simples" para tornar o remédio mais acessível.

Porém, na opinião do governador, a lei não prevê de forma adequada o uso deste anticoncepcional por adolescentes. Pataki alegou que deveria ser estabelecido um limite mínimo de idade para o uso da droga.

A lei, ainda segundo o governador, também deveria limitar a quantidade de pílulas a serem adquiridas a cada vez e permitir uma só dose.

A venda, além disso, deveria ser autorizada apenas a mulheres, disse o governador.

Pataki afirmou que apóia de forma consistente o direito da mulher a uma livre escolha em assuntos de reprodução, e reconhece que a lei conta com o apoio de vários nova-iorquinos.

"Respeito a posição deles, mas não a compartilho", destacou Pataki, que, no entanto, se mostrou disposto a cooperar com os idealizadores da lei em sua reforma.

Fonte: Último Segundo

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos