Covisa do município vai capacitar PSF em ações de vigilância sanitária

A Inspetoria de Alimentos da Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa) do município, está preparando um curso destinado a capacitar as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) para ações da área.

Na atividade, a Inspetoria pretende formar multiplicadores, que irão trabalhar junto às equipes, na orientação da população sobre as condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos e serviços, além do consumo de produtos seguros e de qualidade.

“As estatísticas mostram que os surtos de toxinfecções alimentares são mais freqüentes nos domicílios, por isso estaremos trabalhando em parceria com o pessoal do PSF, para aumentar a segurança nos alimentos preparados nas residências", afirmou o inspetor Ricardo Walker, coordenador da atividade.

Através de palestras e recursos audiovisuais, médicos, dentistas, enfermeiros, auxiliares e agentes de saúde, seguirão um conteúdo programático que inclui, além da vigilância sanitária e inspeção, uma abordagem sobre automedicação e armazenamento de medicamentos em casa.

Também serão repassadas noções de microbiologia dos alimentos, surto e DTA´s; higiene pessoal, de equipamentos, utensílios e ambiental; cuidados na compra, armazenamento e preparo dos alimentos; conseqüências dos maus hábitos na manipulação dos alimentos; controle integrado de pragas e limpeza de reservatórios de água; e saneamento básico.

A capacitação deverá ocorrer na primeira quinzena de setembro e terá carga horária de 16h, distribuídas em dois dias de atividade, sendo ministrada por técnicos da Covisa municipal e convidados.

Fonte: Secom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos