Nove municípios terão bibliotecas públicas

Até o final deste mês, serão inauguradas nove bibliotecas públicas nas cidades de Belo Monte, Pindoba, Capela, Murici, Colônia Leopoldina, Major Izidoro, Jaramataia, Piranhas e São Miguel dos Milagres.

Para habilitar os servidores que irão atuar nas unidades, a Secretaria Executiva de Cultura, por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, promove a partir de amanhã, até o dia 12 deste mês, um curso de capacitação destinado a treinamento técnico, conservação de acervos, demonstração de práticas de incentivo à leitura e dinamização.

Os municípios foram contemplados com o programa Livro Aberto, do Ministério da Cultura, que repassou para cada cidade um acervo informatizado de 2 mil volumes, mobiliário, computador e televisor. A parceria envolve ainda o governo estadual, que promove a capacitação e doação de acervo, e o município, que disponibiliza servidores, espaço físico e realiza manutenção.

De acordo com a coordenadora do Sistema, Vilma Nóbrega, 98 municípios alagoanos dispõem de 112 bibliotecas públicas e comunitárias. A previsão do governo de Alagoas, segundo ela, é inaugurar outras 4 unidades nas cidades restantes até o final do ano.

“A expectativa da população desses municípios é imensa, porque a biblioteca será o eixo que vai reunir toda informação, com acesso à Internet, cultura, incentivo à leitura e o envolvimento de todos com as raízes culturais da localidade”, ressaltou Vilma.

O curso dispõe de 40 vagas e será ministrado nos horários matutino e vespertino pelos orientadores Maria Luiza Russo; pela diretora da Biblioteca Pública Estadual, Vilma Nóbrega, e pelos bibliotecários Maria Isabel Fernandes, Antônio Carlos dos Santos e Dalmariz Carvalho de Oliveira.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos