Tesouros da Ilha do Ferro

DivulgaçãoBordado Boa Noite é tradição heradada dos colonizadores

Bordado Boa Noite é tradição heradada dos colonizadores

Mesmo quem nunca ouviu falar deste pedaço de paraíso na imensidão do São Francisco, certamente sairá encantado ao conhecer de perto o artesanato e as esculturas produzidas pela gente simples que vive na Ilha do Ferro.

O povoado, uma ilha habitada por pouco mais de 200 famílias, no município sertanejo de Pão de Açúcar, atrai turistas e fãs de um artesanato raro, com peças personalizadas, que somente são fabricadas naquela região do Velho Chico.

Das mãos de artesãos como Fernando Rodrigues, Nan e Aberaldo, pedaços de madeira ganham personalidade. Conhecido em todo país como um “autêntico designer de mobiliário”, Fernando já teve suas obras e móveis decorando a exposição a “história do sentar”, realizada há dois anos, no Museu Novo Mundo, em Curitiba. As peças do artesão alagoano dividiram espaço com obras dos famosos Irmãos Campana.

Acervo do SESC

Além de móveis fabricados por Fernando Rodrigues, a mostra que estréia na Galeria do Sesc Centro, exibe canoas de tolda, bonecos, instrumentos musicais e imagens sagradas, fabricadas por artesãos como Mestre Zé, Vieira e Eraldo.

As peças que irão compor a exposição ‘Tesouros da Ilha do Ferro’ são do acervo do SESC e de colecionadores locais. A mostra, que será aberta nesta terça-feira (9), às 20h, fica em exibição até o dia 31 de agosto, das 12 às 18h, com entrada franca.

Serviços:

Galeria do Sesc – Rua Barão de Alagoas – 229 – Centro de Maceió

Leia mais sobre o artesanato e os caminhos que levam a Ilha do Ferro

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos