Rede estadual promove atividades culturais durante Mês do Folclore

Mestres de folguedos populares participam de debates na Biblioteca Pública estadual
Mestres de folguedos populares participam de debates na Biblioteca Pública estadual

A partir do próximo dia 16, a arte popular vai tomar conta da rede estadual de ensino. Neste dia, a Coordenadoria de Ação Cultural da Secretaria Executiva de Educação promove, às 9h, a palestra "A Arte da Cantoria", apresentada pelo violeiro e poeta popular João Procópio. A atividade será realizada na escola estadual Maria Rita Lyra (antigo Caic), no Vergel do Lago, e faz parte da programação prevista para o mês do folclore, cuja data oficial é comemorada no dia 22 de agosto.

"Procópio irá repassar seu vasto conhecimento sobre a cantoria de viola, repente e cordel para alunos e professores daquela unidade de ensino", explica o coordenador de Ação Cultural, Ranilson França. Segundo o folclorista, foram programadas diversas atividades durante este mês, buscando incentivar o conhecimento e a valorização das tradições populares do Estado.

A programação possui ainda o objetivo de dar visibilidade às ações desenvolvidas nas escolas estaduais, envolvendo, a exemplo dos folguedos populares e artes plásticas. "É um trabalho sólido que vem sendo desenvolvido pelos nossos agentes culturais, entre eles os mestres do folclore alagoano", ressalta Ranilson.

No dia 17 de agosto, a partir das 9h, na Biblioteca Pública Estadual será realizada uma série de palestras, depoimentos e debates sobre folclore alagoano, com a participação dos mestres dos folguedos. No dia 22, as atividades se concentram no Centro de Educação e Pesquisa Aplicada (Cepa).

Às 9h, serão iniciadas as comemorações do Dia Internacional do Folclore, no Espaço Cultural Linda Mascarenhas. O evento contará com a participação do secretário executivo de Educação, Maurício Quintella, que fará a entrega de 150 troféus às unidades de ensino participantes do I Encontro de Quadrilhas Juninas da Rede Estadual de Ensino.

Às 9h30, no mesmo local, haverá a exposição dos trabalhos produzidos por alunos das escolas estaduais. São pinturas, desenhos e esculturas desenvolvidos no Núcleo de Expressões Artísticas (Nexa/Cepa/SEE). Em seguida, às 10h, apresentam-se os grupos de projeção de folclore formado por alunos de escolas estaduais.

"São sete grupos de coco, guerreiro, reisado, pastoril, ciranda e chegança, oriundos do NEXA e de escolas estaduais como João Morais Cavalcante e Francisco Melo", informa Ranilson.

Enquanto isso, acontece no Núcleo de Cultura Jayme de Altavilla (biblioteca do Cepa) vai estar aberta ao público uma exposição de livros e exibição de vídeos sobre folclore. Nos dia 25 e 26, iniciando às 14h, será realizada na escola estadual Bom Conselho a I Mostra Cultural de Bebedouro, contando oficinas coordenadas por agentes culturais da SEE.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos