Crianças precisam de exemplo para participar das tarefas domésticas

Para que participem das tarefas domésticas, os filhos precisam de exemplo. E a facilidade de ter as atividades realizadas por empregadas pode ser um risco à educação das crianças.

Viver em sociedade, trabalhar em equipe e compartilhar são lições que se aprendem desde pequeno e em casa. Os pais têm a expectativa de que os filhos ajudem à medida que crescem. Mas esquecem que isso não ocorre num passe de mágica. É preciso incentivá-los, delegando pequenas tarefas para que criem o hábito de participar.

Segundo psicólogos, dar pequenos afazeres a uma criança é uma forma de mostrar que o mundo não existe para servi-la. Assim, ela compreende a idéia de que pertence a um grupo, a família, no qual tem um papel a exercer. Os pedidos devem esta dentro de suas possibilidades. No começo, ela necessitará de ajuda e a arrumação levará mais tempo. Mas, se os pais querem passar aos filhos a noção de responsabilidade, precisarão ter paciência.

Por volta dos quatro anos, a criança já começa a ter uma noção de organização. Pode recolher roupas e brinquedos espalhados pelo quarto do seu jeito. No geral, crianças divertem-se nas tarefas domésticas e aprendem mais com o que os pais fazem, do que com o que eles falam. Nem sempre, no entanto, é fácil. Especialmente com os meninos, muitas vezes poupados pelas próprias mães.

Como ajudar em cada idade

Dos 2 aos 3 anos: Guardar os brinquedos, recolher roupas, secar o chão se derrubou um copo de água, lavar uma fruta.

Dos 3 aos 4 anos: Trocar a água do cachorro, regar as plantas, tirar copos e pratos de plástico da mesa, lavar e secar a louça, descascar um ovo cozido, passar um pano nos móveis para tirar o pó, dobrar roupa.

Dos 5 aos 6 anos: Organizar uma gaveta, montar a mochila da escola, fazer pequenas incursões na cozinha, como enrolar um brigadeiro ou bolinhas de pão de queijo, recolher o lixo dos banheiros, buscar um copo de água, passar manteiga no pão, arrumar a mesa para uma refeição.

Dos 7 aos 8 anos: Arrumar a cama, preparar um lanche, arrumar um armário, varrer o chão.

Fonte: Jornal Viver Bem

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos