Município prepara conselhos para conferências de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Conselho Municipal da área, deu início nesta segunda-feira (15) a segunda etapa preparatória para as conferências municipais que estarão discutindo, de 12 a 14 de setembro, a gestão de recursos humanos e a saúde do trabalhador. Nesta fase, serão realizadas seis pré-conferências nos distritos sanitários de Maceió. A primeira delas reuniu ontem conselheiros gestores, trabalhadores da saúde, gestores, usuários e observadores do 1º Distrito, na Associação de Moradores de Cruz das Almas.

Ao fazer a abertura oficial dos trabalhos da Pré-Conferência, o secretário João Macário citou dados estatísticos do Ministério da Previdência Social, que registraram no país 1,8 milhão de acidentes de trabalho no período de 1999 a 2003. Destes, cerca de 2.020 resultaram em incapacidade permanente e 15.293 levaram a óbito, numa média 3.059 óbitos/ano. Ainda segundo as estatísticas, a média de mortalidade por acidentes de trabalho no Brasil seria de 2 a 7 vezes maior do que nos países da Europa.

“Esses números podem ser ainda mais alarmantes se levarmos em consideração que, como esses dados são baseados no desenvolvimento da atividade formal, e que, em todo país, de 82 milhões de trabalhadores apenas 22 milhões têm carteira assinada, temos uma grande margem de subnotificação. É por isso que é tão importante discutir essas questões, que refletem não só as condições insalubres de trabalho, mas também a falta de preparo dos trabalhadores”, reforçou o secretário.

Para Macário, as pré-conferências que iniciam o debate sobre os temas que serão abordados – “Trabalhar sim, Adoecer não” e “Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde: práticas de trabalho, de gestão, de formação e de participação” – terão como objetivo formular diretrizes e indicar propostas que serão levadas às Conferências Municipais, promovendo o amadurecimento de propostas concretas nessa área, consolidando o SUS, principalmente junto a quem faz parte dele.

As pré-conferências serão realizadas a cada dois dias, das 8h às 17h, de acordo com o seguinte cronograma: 17/08, 2º Distrito, no Caic Virgem dos Pobres; 19/08, 3º e 4º Distritos, no Creamb (Chã da Jaqueira); 22/08, 5º Distrito, no Colégio Santíssima Trindade (Barro Duro); 24/08, 6º Distrito, no Caic Benedito Bentes; 26/08, 7º Distrito, na Associação dos Moradores do Graciliano Ramos.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos