Explosões matam 43 pessoas no Iraque

EFEDestruição depois dos ataques no Iraque

Destruição depois dos ataques no Iraque

Em um ataque coordenado, três carros-bomba explodiram nesta quarta-feira na capital iraquiana, Bagdá, matando ao menos 43 pessoas e ferindo outras 89, em um dos mais mortíferos atentados ocorridos nas últimas semanas, segundo o Ministério iraquiano do Interior.

As duas primeiras explosões ocorreram logo após as 8h (1h de Brasília), e todos foram próximos à estação de ônibus de Nahda –um dos locais onde há mais trânsito de pessoas na região central de Bagdá, segundo o Exército americano. O primeiro carro-bomba foi detonado dentro da estação . Poucos minutos depois, um segundo carro-bomba explodiu em um estacionamento, na entrada da estação de ônibus.

Após um intervalo de cerca de meia hora, um terceiro carro-bomba explodiu a cerca de 15 metros da entrada do serviço de emergência do Hospital Kindi, próximo ao jardim de uma casa onde os pacientes e seus parentes geralmente aguardam sob a sobra de algumas árvores.

A explosão no hospital, que também fica perto da estação de ônibus, acabou por atingir várias pessoas que estavam ajudando na retirada dos mortos e feridos dos dois primeiros ataques.

Vários policiais e médicos estão entre os mortos, informou a polícia. Uma das testemunhas afirmou que um ônibus –pronto a deixar a estação– foi incinerado ao ser atingido pelas explosões, e muitos passageiros morreram. Nas ruas, era possível ver, entre os destroços, vários pedaços de corpos.

Mais de 12 carros e vários ônibus foram totalmente destruídos. Uma coluna de fumaça subia, marcando o local do ataque.

Depois das explosões, a polícia isolou o local suspeitando da presença de suicidas na região, que poderiam fazer mais ataques. Os agentes atiraram para o ar e dispersaram a multidão.

Suspeitas

As múltiplas explosões sugerem que o ataque tenha sido realizado por um dos grupos de rebeldes sunitas que atua no país, contra a ocupação americana e a liderança xiita, que chegou ao poder em janeiro passado.

De acordo com a polícia, nenhum veículo estava sendo guiado por um suicida. Caso uma investigação comprove o fato, a seqüência de explosões dá evidências de que o ataque foi elaborado para atingir policiais e médicos que foram ajudar as vítimas das duas primeiras explosões, informaram agentes da polícia no local.

Em um comunicado, o Exército americano chegou que um dos carros-bomba –sem especificar qual– foi detonado por seu motorista. Mais tarde, a polícia afirmou que todos os veículos estavam vazios.

Fonte: Folha Online

Veja Mais

Irã envia dezenas de drones para atacar Israel

Autoridades israelenses consideravam que ataque iraniano era iminente depois que o governo do Irã prometeu responder ao bombardeio israelense na embaixada do Irã na Síria, que matou comandantes da Guarda Revolucionária.

Deixe um comentário

Vídeos