Escolas de samba traçam palnejamento estratégico

Nos dias 20 e 21 próximos, numa parceria da Fundação Municipal de Ação Cultural – FMAC e da Liga das Escolas de Samba de Alagoas (Lessal), acontecerá, no auditório da FMAC, pela manhã e à tarde, a construção do Planejamento Estratégico da Lessal, envolvendo as escolas Unidos do Poço, Gaviões da Pajuçara, 13 de Maio e Girassol.

A trabalho terá como facilitadora a Assistente Social e Consultora de Desenvolvimento Empresarial Renata Cipriano Rodrigues.

Segundo o presidente da Lessal, Eugênio Vilela, a iniciativa tem como objetivo sistematizar as ações da Liga, não somente em termos da organização do carnaval de 2006, mas, também analisar a atuação das escolas no âmbito das comunidades, em termos de ações culturais mais amplas, saúde, educação e responsabilidade social.

O presidente da FMAC, Marcial Lima, afirma que o Planejamento Estratégico é um tópico importante dentro da parceria que a Lessal vem realizando com a Prefeitura Municipal, o que já resultou na cessão de um espaço para instalação da sede da Liga no bairro da Pajuçara e na concordância, por parte do prefeito Cícero Almeida, da liberação de recursos, em parcelas mensais e, a partir de um planejamento consistente, para que as escolas não sejam atropeladas com liberações financeiras tardias, o que, historicamente, vem prejudicando o bom desempenho daquelas agremiações. “Fato que não nos faz esquecer que, atualmente, precisamos pensar em termos de sustentabilidade, pois a cultura, além de suas relações simbólicas e de inclusão, tem que ser considerada em sua dimensão econômica”.

Dentro dessa perspectiva, a Prefeitura de Maceió já iniciou a concepção de um projeto onde as escolas, blocos de frevo, bois e outras manifestações carnavalescas, terão seu espaço próprio para desfiles que, fora do período carnavalesco, será utilizado com oficinas e outras atividades geradoras de renda.

“No confronto consciente entre a realidade existente e a realidade desejada, com o Planejamento Estratégico, evitaremos as soluções parciais, fruto do imediatismo, das iniciativas esporádicas e desarticuladas. Numa reflexão conjunta, abriremos caminhos para a produção de mudanças na realidade social existente. Dessa forma, os amantes do samba, tendo como meio o campo de trabalho em que atuam, poderão ser protagonistas de sua própria história”, afirma o professor Marcial Lima.

A iniciativa conta com o apoio do Sebrae/AL.

Fonte: Secom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos