Emagrecer ajuda a prevenir câncer de mama

Uma nova pesquisa sugere que jovens mulheres com alto risco de desenvolver câncer de mama podem diminuir as chances de contrair a doença ao emagrecer.
O risco de câncer no seio é 65% menor nas mulheres que perdem 4,5 kg ou mais entre os 18 e 30 anos de idade.

O estudo foi feito com mais de 2 mil mulheres em cinco países, sob a coordenação de Steven Narod, da Universidade de Toronto, no Canadá.

As pessoas que mais apresentaram benefícios com a perda de peso foram aquelas que possuem uma mutação do gene BRCA 1, fator que aumenta muito o risco de câncer de mama.

O emagrecimento também ajudou a reduzir o risco em mulheres com outro gene alterado, o BRCA 2.

Ganho de peso

Por outro lado, o perigo de contrair câncer aumenta consideravelmente nas mulheres que detêm esse problema genético e engordam.

O risco fica ainda maior caso elas tenham dois ou mais filhos. Essas mulheres têm 44% a mais de chances de ter um tumor no seio antes dos 40 anos.

"Os resultados do estudo sugerem que a perda de peso no início da vida adulta protege contra o desenvolvimento prematuro de câncer de seio associado ao gene BRCA", escreveu Steven Narod na publicação na internet Breast Cancer Research.

Os pesquisadores, do Canadá, Estados Unidos e Polônia, compararam uma população de 1.073 mulheres que tiveram câncer de mama, com um grupo do mesmo tamanho que nunca teve a doença.

Nos questionários, as mulheres eram indagadas sobre o seu peso em várias idades. Foi desta forma que se percebeu a correlação entre o peso e o desenvolvimento do câncer.

Ainda não está claro por que a perda de peso ajuda tanto as mulheres a evitar o câncer de mama, mas se acredita que os motivos sejam as influências da gordura sobre os hormônios no corpo.

Fonte: BBC

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos