Secretaria de Educação avalia ensino público

A Secretaria de Educação do Estado de Alagoas – por meio do Programa de Avaliação e Estudos Educacionais (Proae) – vai avaliar todo o ensino público de Alagoas, em parceria com a Unesco e a Agência Brasileira de Cooperação.

Os técnicos destas duas instituições estiveram em reunião com a coordenadora do Proae, Maria de Fátima de Lima para acertar os últimos detalhes para o sistema de avaliação universal, que já está sendo aplicado em diversos estados do Brasil.

“Em São Paulo, Minas Gerais, Ceará e Bahia os estudos já estão avançados, desde a década de 1990. Estes locais já apresentam evolução na rede pública”, destacou a representante da Unesco, Alvana Boff.

De acordo com Maria de Fátima Lima, esta é a primeira vez que o projeto avalia todo o Estado Alagoas. Serão 665 escolas analisadas. Conforme Maria de Fátima Lima, cerca de 20 mil alunos de 4º a 8º série do Ensino Fundamental farão provas de português e matemática. “O projeto tem como ineditismo, atingir também a zona rural”. O sistema de avaliação começa em outubro.

Lima adianta que o sistema de avaliação vai atuar com escolas na zona urbana, que tenham mais de cinco e menos de 30 alunos por turma, e na zona rural, com aquelas que possuem mais de cinco estudantes por turma.

“O resultado do projeto será finalizado em Fevereiro, quando forem cruzados os dados estatísticos e tivermos uma analise qualitativa e quantitativa, que será divulgado em dois relatórios. Um para toda a sociedade e outro específico para o nosso corpo docente”, explicou Maria de Fátima Lima.

Conforme a coordenadora do Proae, a avaliação possibilitará que a Secretaria de Educação consiga perceber onde estão ocorrendo as falhas, capacite melhor os professores e analise até as condições acústicas das salas de aula. A opinião de Lima, é sustentada por Avana Boff, que traz na bagagem os diversos estudos que deram certo, na maioria dos estados brasileiros.

“O Proae estará avaliando também a melhoria da qualidade de ensino e as condições dadas para o rendimento do nosso aluno. A partir daí, encarar as dificuldades e traçar planos e metas, para superá-las”, finalizou Lima.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos