Conselho de Ética da Câmara deve votar sexta-feira processo que pede cassação de Jefferson

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados marcou para sexta-feira (26) a votação do processo que pede a cassação do mandato de Roberto Jefferson (PTB-RJ) por quebra de decoro parlamentar. Na quinta-feira (25), às 9h30, o relator do processo, Jairo Carneiro (PFL-BA), apresentará a primeira parte de seu parecer sobre o processo movido pelo Partido Liberal contra Roberto Jefferson.

Nessa parte, atendendo questões regimentais, não será lido o voto do relator, que permanecerá sob sigilo até a reunião de sexta-feira. O voto de Jairo Carneiro poderá ser pela pela perda do mandato, advertência ou absolvição.

O presidente do Conselho de Ética, Ricardo Izar (PTB-SP), disse que pretende discutir e votar o aprecer na sexta-feira. Mesmo que o conselho decida pela perda de mandato parlamentar e suspensão dos direitos políticos, a palavra final sobre o destino de Roberto Jefferson caberá ao plenário da Câmara, em votação secreta. Para o parlamentar ser cassado e perder seus direitos políticos por oito anos, mais o período restante do seu mandato, são necessários os votos de no mínimo 257 dos 513 deputados, ou seja, da maioria absoluta da Câmara.

Porém, antes de o relator apresentar seu parecer sobre o processo que pede a cassação de Jefferson, o autor da representação e presidente do PL, ex-deputado Valdemar Costa Neto, comparecerá ao Conselho de Ética. O depoimento de Costa Neto está previsto para as 9h30 de quarta-feira (24). O conselho tem prazo até 6 de setembro para concluir a análise do processo contra Roberto Jefferson. "O conselho está cumprindo sua obrigação e terminará o processo dentro do prazo exigido", disse Izar.

Fonte: Radiobras

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos