Nordeste participa de Chamada Nutricional

A Chamada Nutricional, será realizada hoje em todo Brasil, na campanha será feito um levantamento de informações sobre peso, altura e crescimento de 23,2 mil crianças com idades entre zero e cinco anos que vivem na região do Semi-Árido.

“Esperamos continuar o trabalho no próximo ano de forma a monitorar a situação no Brasil”, enfatizou o secretário de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Rômulo Paes.

A Chamada Nutricional acontece em 307 cidades e em assentamentos rurais da região Nordeste. Serão pesadas e medidas 80 crianças por município. Em média, 2,4 mil crianças serão avaliadas por Estado. Cerca de 2,8 mil técnicos receberam treinamento para fazer a antropometria – medição do peso e da altura. Eles foram orientados a incluir as informações no Sistema de Acompanhamento da Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvam), do Ministério da Saúde, o mesmo sistema onde as prefeituras incluem informações sobre a saúde dos beneficiados no programa Bolsa Família.

As mães de crianças avaliadas serão entrevistadas e deverão responder a um questionário sobre a escolaridade do chefe de família e do responsável pela criança, o acesso a benefícios sociais e bens de consumo. Os entrevistadores também estão orientados a levantar informações sobre o aleitamento materno, acompanhamento do desenvolvimento e crescimento da criança e o histórico de doenças recentes.

Fonte: MDS

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos