Agricultores podem renegociar dívidas até dezembro

Agricultores familiares que deixaram dívidas vencidas e não pagas até o dia 30 de abril deste ano podem renegociar até 30 de dezembro. São mais de 30 mil famílias do campo espalhadas por todo o país. O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) fornece 10 meses para o pagamento dos débitos, com vencimento até final de junho do ano que vem.

O Ministério da Fazenda autorizou a medida a pedido do MDA para compor o Plano Safra da Agricultura Familiar 2005/2006. Todas as famílias de agricultores familiares – enquadradas nos grupos “A”, “A/C” e “B” – que contrataram operações do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com risco do Tesouro Nacional ou dos Fundos Constitucionais como o do Norte (FNO), Centro-Oeste (FCO) e Nordeste (FNE), poderão ser beneficiadas com a renegociação das dívidas.

Para fazer o acordo, o agricultor deve entrar em contato com o banco que efetuou o financiamento. a família agricultora terá direito a um desconto de 20% sobre o valor da dívida, desde que esse montante não ultrapasse R$ 100,00 por família. Uma das vantagens desta renegociação é que não serão cobrados encargos (juros de mora e multa) pela inadimplência. O agricultor familiar terá de arcar apenas com os juros normais da operação contratada.

Fonte: CNM

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos