Caminhada na orla encerra campanha de prevenção ao câncer de mama em Maceió

Começou agora a pouco, na orla de Pajuçara, em Maceió, a caminhada de encerramento da campanha educativa sobre os cuidados com a saúde das mamas, iniciada no início da semana pela regional alagoana da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM). A caminhada saiu da Praça Multieventos acompanhada pela Banda de Fanfarra do município de Messias. No percurso está havendo de material educativo.

O objetivo da caminhada, segundo o presidente da SBM no Estado, mastologista José Arnaldo da Silva, é chamar a atenção da população feminina para a importância do auto-exame das mamas, considerado o mais fácil instrumento para detectar alterações que podem ser sinais de um câncer. O câncer de mama é uma das formas mais freqüentes da doença na mulher, mas as probabilidades de cura são grandes e relativamente boas quando diagnosticado precocemente.

A campanha da SBM é realizada em todo o país. Durante a semana, médicos mastologistas em Alagoas intensificaram o atendimento a mulheres e fizeram palestras sobre o tema da campanha (câncer de mama: fique de olho).

O médico ressalta que, por meio do exame sistemático e periódico das mamas, feito pela própria mulher, é possível surpreender tumores malignos de pequenas dimensões permitindo um tratamento adequado e, conseqüentemente, um bom prognóstico. Cerca de 80% dos tumores de mama são descobertos pela própria mulher, palpando suas mamas incidentalmente. Quando isto ocorre, eles já apresentam um tamanho grande, o que dificulta o tratamento e reduz as chances de cura.

Para esclarecer dúvidas da população em relação ao auto-exame e saúde das mamas, após a caminhada os profissionais da área de saúde passarão toda a manhã e parte da tarde numa tenda montada próximo ao Alagoinhas. No local haverá a distribuição de material educativo e os mastologistas vão ensinar como fazer o auto-exame para as mulheres interessadas.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos