Mais de 15,5 milhões poderão ter o CPF suspenso neste ano

O supervisor nacional do Imposto de Renda da Receita Federal, Joaquim Adir Figueiredo, informou nesta terça-feira (22) que 15,550 milhões de brasileiros podem ter o CPF (Cadastro de Pessoa Física) suspenso neste ano. Esse número representa mais de 10% do total de cadastros no país. "São os brasileiros que deixaram de entregar a declaração de isento do Imposto de Renda no ano passado. Se isso ocorrer por dois anos consecutivos, o CPF é cancelado", explicou.

De acordo com Figueiredo, existem 153,280 milhões de CPFs em todo o Brasil. Deste total, 99.883 milhões estão regulares.Outros 36,470 milhões, suspensos. Já 1,372 milhão foram cancelados por ordem judicial, morte do contribuinte ou duplicidade do documento.

O prazo da entrega da declaração de isento do Imposto de Renda da Pessoa Física neste ano irá de 1º de setembro a 30 de novembro. Sem o CPF, o contribuinte não pode abrir conta em banco, fazer concurso público, pegar empréstimo, tirar passaporte ou vender imóveis.

O cidadão que recebeu menos de R$ 12.696 no ano passado deve preencher o documento. As pessoas que constarem como dependentes de contribuintes que declararam imposto de renda neste ano não precisam declarar a isenção.

Fonte: Agência Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos