BNB firma parceria para realização de estudos sobre o setor industrial do Nordeste

O Banco do Nordeste e o Instituto de Desenvolvimento Industrial (Indi) assinaram ontem, em Fortaleza, convênio visando prestar assistência técnica e financeira para a realização de pesquisas de indicadores e sondagens industriais no Nordeste.

O objetivo principal da parceria é criar novas fontes de informações que auxiliem no processo de análise sobre o desempenho setorial das indústrias nordestinas e, assim, suprir a carência de informações técnicas oficiais ou privadas na Região.

O trabalho servirá como mecanismo de acompanhamento de curto prazo do setor, subsidiando a tomada de decisão de negócios dos empresários, além orientar as políticas de concessão de crédito do BNB.

A pesquisa de indicadores industriais será elaborada pela equipe técnica do Indi, que fará um levantamento das principais variáveis representativas da atividade industrial do Nordeste.

De periodicidade mensal e caráter quantitativo, a pesquisa vai envolver, também, a montagem de um banco de dados, com uma série histórica das variáveis, selecionadas a partir de 1995.

Já a pesquisa de sondagem industrial, de periodicidade trimestral, consiste em um levantamento das tendências previstas para as principais variáveis representativas da indústria no Nordeste, entre elas: nível de atividades, estoques, lucratividade, situação financeira e expectativas empresariais para os meses subseqüentes.

Segundo Sydrião Alencar, o convênio entre BNB e Indi será uma contribuição importante para melhorar o conhecimento da realidade industrial do Nordeste, além de possibilitar à sociedade mais uma fonte de informações para a qualificação de pesquisas na área.

Para ele, a carência de informações conjunturais relativas ao desempenho da economia nordestina, especialmente sobre o setor industrial, motivou o Banco a realizar a parceria, que se constituirá em importante insumo informativo para a elaboração da Sondagem Industrial da Indústria nordestina.

Os trabalhos também serão instrumento para auxiliar na pesquisa de Conjuntura Econômica realizada pelo Etene, permitindo uma atualização permanente do desempenho das variáveis mais relevantes que medem o desempenho do setor manufatureiro regional.

Fonte: BNB

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos