Associação garante atendimento a portadores de anemia falciforme

Conscientizar as pessoas sobre uma doença aparentemente inofensiva, mas que, se não for tratada adequadamente, pode levar à morte. É nesse trabalho que a Associação Alagoana de Anemia Falciforme de Alagoas, com sede no conjunto João Sampaio I, se detém sempre às penúltimas quintas-feiras de cada mês, às 9 horas, para reunir pais, filhos e amigos dos portadores de anemia falciforme, doença incurável, que causa fortíssimas dores nas articulações.

De acordo com a presidente da instituição, a enfermeira Vera Lúcia Falcão, a anemia falciforme é uma doença inteiramente genética que se manifesta a partir dos seis meses de vida, através de fortes dores no corpo e nas articulações, que podem até causar convulsões. Os portadores se apresentam normalmente com os olhos e pele esverdeados.

“Muita gente ainda hoje confunde a anemia falciforme com a febre reumática ou mesmo com o reumatismo. Já houve casos em que foi confundida até com leucemia”, informa Vera Lúcia Falcão, acrescentando que, entre outros males, a doença pode ocasionar um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o crescimento do baço. “É importante que as pessoas e os pais tomem cuidados ao receber o diagnóstico de anemia de seus filhos, porque ela se manifesta de várias formas”, completa.

Para obter o diagnóstico correto, detectando a doença, o mais depressa possível, deve-se fazer o exame chamado Eletroforese de Hemoglobina. “Ela não tem cura, mas a pessoa portadora pode, a partir do diagnóstico, tomar cuidados que certamente facilitarão a convivência com a anemia falciforme para o resto de sua vida”, explica Vera Lúcia Falcão.

“Para o alívio das dores, há pessoas que chegam a ser a tomar remédios extremamente pesados, como benzetacil, dolantina e tilex, alguns desses usados para pessoas portadoras de câncer terminal”, completa Vera Lúcia. As dores nas articulações para pessoas portadoras da anemia falciforme podem durar entre 8 e 30 dias, regularmente. “É uma doença que precisa de compreensão, não de proteção. Isso porque uma crise pode se manifestar em qualquer hora ou em qualquer local e durar vários dias”, diz Vera Lúcia, ao se referir ao preconceito forte que existe na sociedade em relação ao portador da doença.

As pessoas com anemia falciforme recebem de seu pais hemoglobina anormal chamada hemoglobina “S”. Nesse caso, a criança recebe uma do pai e outra da mãe e são chamadas “SS”. Dessa forma, os glóbulos vermelhos com hemoglobina “S” podem ficar com forma de foice ou meia-lua, motivo pelo qual dificulta a passagem das células nos vasos sanguíneos. As células normais são arredondadas e elásticas e por isso não têm dificuldade em passar pelos vasos sangüíneos. Entre os cuidados que os portadores devem tomar estão: evitar o frio e o vento; evitar tomar banhos de rios e mar e ingerir bastante líquido, tanto antes das crises como depois, porque alivia as dores.

Cidadão Nota 10 – Vera Lucia Falcão disse que um dos objetivos da Associação dos Portadores de Anemia Falciforme é comprar uma casa para servir como sede própria e oferecer melhores condições às pessoas portadoras da doença, assim como adquirir equipamentos que sirvam para divulgar melhor à sociedade os riscos da doença.

“Para alcançar esse objetivo estamos participando do Programa Cidadão Nota 10, da Secretaria Executiva da Fazenda (Sefaz), na tentativa de angariarmos fundos e comprarmos a casa, visando oferecer melhores instalações aos portadores, já que atualmente o local onde nos reunimos é alugado”, disse a presidente da instituição. Ela explicou ainda que vem sendo desenvolvida uma parceria com a Secretaria Especializada de Defesa e Proteção das Minorias para a realização de seminários sobre a doença.

As pessoas interessadas em ajudar a Associação dos Portadores de Anemia Falciforme podem entrar em contato com a instituição pelo telefone 3322-2344, ramal 2154 ou 8829-2139, falar com a Vera Lúcia Falcão. Os locais onde estão localizadas as urnas para depósito das notas fiscais em benefício da associação são o Hemocentro de Alagoas (Hemoal); os supermercados Bom Dia (Salvador Lyra); Farmácia Ana Paula e Supermercado Santa Helena (Jacintinho).

Fonte: Secom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos