Seminário discute a inserção da veterinária na saúde pública

Médicos-veterinários do Nordeste estarão reunidos a partir de amanhã durante o Seminário de Saúde Pública Veterinária, promovido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-AL), no Hotel Ponta Verde, a partir das 8h. Na ocasião estrão sendo discutidas, entre outras coisas, a inserção da veterinária nas políticas de saúde pública, o que, ainda, é colocado de lado no Estado de Alagoas.

Estarão presentes palestrantes renomados como o presidente do Conselho Federal de Medicina-Veterinária, Benedito Fortes de Arruda, Paulo César Augusto de Souza, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Lígia Maria Cantarino, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O surgimento de lesões vermelhas e endurecidas pelo corpo pode ser sinal de “leishmaniose”, uma doença infecto-contagiosa transmitida pelos animais. O controle dessa e de outras doenças, como a raiva, transmitidas pelos animais ao homem sugere propostas polêmicas, como a utilização do controle da população animal na área urbana. “O seminário vai esclarecer não só a categoria de sua importância para a saúde pública na cidade de Maceió, mas também conscientizar universitários do curso de medicina-veterinária e a população para a necessidade dessas políticas para a prevenção de doenças”, explicou Geovane Vieira, presidente do CRMV-AL.

Vieira defendeu também a necessidade de esclarecer à comunidade o papel do veterinário. “Ainda se tem a idéia de que o veterinário é apenas aquele que trata dos animais. É preciso mostrar que áreas como o Centro de Zoonoses e a Vigilância Sanitária são compostos também por médicos-veterinários”, reforçou.
O evento faz parte das comemorações do Dia do Veterinário, comemorado dia 9 de Setembro.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos