Termina amanhã a Semana da Pessoa Portadora de Deficiência

Até amanhã alunos, profissionais e instituições que trabalham no atendimento a pessoas Portadoras de Necessidades Especiais (PNE) participam de diversas atividades que buscam sensibilizar a população alagoana quanto à inclusão social dos PNE.

A programação prossegue hoje, às 8h30, com atividades recreativas no Centro Estadual Profª Wandette Gomes de Castro. Amanhã, encerrando a semana, a partir das 8h, as atividades serão concentradas na Praça Multieventos, e destina-se à prática esportiva. Haverá futebol de sabão, natação, corrida, basquete, e judô.

A programação da Semana trabalha com o tema “Inclusão: Um direito a ser garantido”. O evento é uma realização do Programa de Educação Especial da Secretaria Executiva de Educação (Proesp/SEE), em parceria com as secretarias executivas de Esporte e Lazer (SEEL), de Assistência Social (Seas), de Saúde (Sesau), as secretarias municipais de Esporte e Lazer e de Educação (Semed), e a Associação dos Militares de Alagoas (Assomal).

Durante toda a semana, o público pode ter contato com os alunos, bem como conhecer o trabalho e as ações desenvolvidas pelas instituições. “O mais importante é mostrar à sociedade que o portador de necessidade especial tem competência, potencial e que ele pode e deve ser incluído na sociedade”, avalia o secretário executivo de Educação, Maurício Quintella.

A coordenadora do Proeesp, Joelina Cerqueira, explica que todas as atividades são abertas à comunidade. “A sociedade poderá participar do evento, principalmente a família, que muitas vezes, por não ter a orientação necessária, impede que o portador de necessidade especial tenha uma vida normal. Esperamos que as famílias e o portador de deficiência encontrem o caminho para, juntos, vencerem o preconceito”, ressalta.

Fonte: SEE

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos