Projeto Ética e Cidadania será divulgado amanhã em Alagoas

Aprofundar ações educativas que levem à formação ética e moral da comunidade escolar. Essa é a proposta do programa “Ét ica e Cidadania: construindo valores na escola e na sociedade”, que o Ministério de Educação (MEC) lançará amanhã em Alagoas. O Estado será um dos contemplados com a realização de um seminário para divulgar a sistemática do programa.

A atividade acontece a partir das 8h30, no Hotel Ouro Branco, e conta com a parceria da Secretaria Executiva de Educação (SEE). Participam do seminário 120 professores e técnicos das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e da SEE, além de representantes do Conselho Estadual de Educação (CEE), da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal).

Às 9h, Lúcia Lodi, secretária nacional do Programa de Ensino Médio do MEC, fará uma exposição sobre as políticas do ensino médio. Às 10h30, o programa será apresentado pelo professor da USP, Ulisses Araújo. À tarde, a partir das 14h, Ulisses coordenará as atividades em grupo, com a finalidade de elaborar propostas que possam contribuir para a iniciativa e para sua implantação em Alagoas.

O programa atingirá 26.384 escolas de ensino fundamental em todo o Brasil, localizadas em municípios com mais de 100 mil habitantes. “É um programa permanente, que visa estimular o protagonismo de alunos, professores e comunidade e que, por isso mesmo, será construído com a colaboração das escolas e sistemas de ensino”, informa Neilton Nunes.

Além dos seminários, o MEC utiliza como estratégia a disponibilização de informações e materiais através na página do programa, localizado no site do MEC (www.mec.gov.br). Para aderir ao programa, a escola deve construir um Fórum Escolar de Ética e Cidadania, composto por membros da comunidade escolar que ficarão responsáveis por sua implementação.

Ensino profissional – Este será o segundo seminário promovido esta semana através de parceria entre MEC e SEE. O primeiro ocorre hoje, no Hotel Enseada, e tem como proposta discutir a articulação entre ensino médio e profissional e sua implementação em Alagoas. A secretária Lúcia Lodi alerta para a necessidade de se fortalecerem os laços entre as duas modalidades de ensino.

Segundo ela, apenas 10% das matrículas da educação básica no País correspondem a essa modalidade de ensino. “Há boas iniciativas nos Estados, mas a nível nacional ainda estamos caminhando”. Lúcia elogiou a iniciativa da SEE em tornar o Inepro uma autarquia, mantendo a articulação entre as instituições.

O secretário executivo de Educação, Maurício Quintella, também ressaltou a importância dessa parceria. “É um momento não só de articulação, mas de muito compromisso. Precisamos buscar oportunidades, dar chances de integrar a juventude ao ensino profissionalizante. Tivemos nos últimos anos um grande aumento no número de alunos da rede que entraram na Ufal, mas precisamos também qualificá-los para assumir um lugar no mercado”, destaca Quintella.

Fonte: SEE

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos