Aumenta inscrição para mesário voluntário na Ufal

Em uma semana de inscrição, aproximadamente 200 estudantes já se habilitaram para o Programa de Mesário Voluntário, uma parceria entre a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que visa à participação de universitários no processo eleitoral do referendo sobre o comércio de armas de fogo e munições em todo o território nacional, que acontecerá no dia 23 de outubro.

De acordo com a professora Alda Martins, da Proest, os formulários de inscrição já foram distribuídos com as coordenações dos cursos. “A procura para a participação do referendo vem superando nossas expectativas”. Segundo ela, na eleição de 2004 apenas 300 universitários demonstraram interesse em participar do pleito. “Acreditamos que até o final do prazo, cerca de 600 estudantes façam a inscrição”, aposta Alda.

Para Marcleide Militão, estudante de Administração, que também participou da eleição de 2004 como mesária voluntária, a presença de universitários é importante porque qualificam os trabalhos eleitorais. “Como se trata de uma eleição diferenciada, acredito que vão surgir várias dúvidas por parte dos eleitores, e é fundamental a preparação dos mesários”.

Os estudantes interessados em participar do Programa Mesário Voluntário do TRE, devem procurar a coordenação do curso ou a pro-reitoria Estudantil, no prédio da reitoria. No ato da inscrição é necessária a apresentação do título de eleitor.

De acordo com informação do vice-reitor da Ufal, Eurico Lobo, a ação voluntária dos estudantes valerá como crédito para parte flexível de cada curso, correspondente a 30 horas.

Para a reitora Ana Dayse a parceria com o TRE é oportuna e será de grande valia tanto para estudantes como para a justiça eleitoral. “A temática é pertinente, e pela característica dos estudantes da Ufal, haverá um bom engajamento”.

“A colaboração dos estudantes universitários no plebiscito representa qualificação no processo eleitoral”, justifica o juiz do TRE, Alcides Gusmão. Segundo ele, serão necessários cerca de 10 mil mesários em Alagoas. Em Maceió, serão aproveitados pouco mais de três mil voluntários para o plebiscito de outubro. “Este ano vamos tentar arregimentar, pelo menos, mil estudantes para mesários voluntários”, acrescenta.

Fonte: CCOM/UFAL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos