Educadores participam de curso de capacitação

Funcionários da Educação de Maceió e demais cidades de Alagoas participam, durante toda a semana, de um curso de capacitação na área da educação inclusiva. Promovido em parceria entre Secretaria Municipal de Educação (Semed), MEC e Unesco, o II Seminário de Gestores e Educadores é realizado no auditório do espaço Beagá Café, no bairro da Ponta Verde. Na manhã de ontem, a cerimônia de início do curso contou com a presença da secretária-adjunta Betânia Toledo e representantes da secretaria.

Neste ano, o curso tem como tema “Educação Inclusiva: direito à diversidade”. Participam 120 educadores, sendo 80 professores de Maceió, a cidade-pólo do curso, e 40 gestores dos 20 municípios da área de abrangência. Nesta segunda e terça-feiras, 29 e 30, as aulas serão proferidas pela professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutora em educação, Valdelúcia Alves da Costa; nos dias 31, 01 e 02 de setembro, a professora mestra Rosângela Machado, diretora de educação especial da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, ministra o curso.

Inclusão

As áreas temáticas do curso são voltadas à questão da inclusão escolar dos alunos especiais, da educação infantil, ensino fundamental e de jovens e adultos. Discute o processo de ensino-aprendizagem e a avaliação diferenciada, o atendimento especializado, a inclusão de alunos surdos, entre outros assuntos. As aulas acontecem nos horários da manhã e da tarde, totalizando 40 horas de curso.

De acordo com a coordenadora do departamento de educação especial da Semed, Olindina Pereira, cada educador participante ficará responsável, após o término do curso, em disseminar os princípios adquiridos de educação inclusiva e implementar em seu respectivo município. Para ela, a melhoria na qualidade da educação “não será apenas para os alunos especiais, mas para toda a educação em geral, pois os educadores saberão trabalhar de forma eficiente o convívio na escola de todos”.

Fonte: Semed

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos