Voto do relator do processo de cassação de Jefferson será lido hoje à noite

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados reúne-se hoje, às 18h30, para ouvir o voto do relator, Jairo Carneiro (PFL-BA), no processo que pede a cassação do mandato do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ).

Na semana passada, Carneiro apresentou o relatório, mas não leu o voto. Na reunião de hoje, após a leitura do parecer, o próprio Roberto Jefferson, ou seus advogados, poderá fazer uso da palavra por 20 minutos, prorrogáveis por mais 10.

Após a leitura do voto, estará aberto o processo de votação, mas o deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP) deu a entender, durante a leitura do relatório, que pedirá vistas do processo. Com isso, a votação ficará interrompida por duas sessões e deverá ser retomada quinta-feira. O conselho tem cinco sessões para votar o parecer do relator. A votação é aberta no conselho, onde são necessários pelo menos oito votos dos 15 integrantes para aprovar o parecer.

Depois disso, a matéria segue para o plenário da Câmara, onde a votação é secreta. Para Roberto Jefferson ser cassado – e perder seus direitos políticos pelos próximos nove anos e meio (oito anos, mais o restante do mandato) –, são necessários os votos favoráveis à cassação de pelo menos 257 deputados, metade mais um dos 513.

Fonte: Agência Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos