Alagoas terá supersafra de grãos em 2005

A agricultura alagoana vai ter uma supersafra este ano, graças ao programa do governo do Estado de distribuição de sementes aos pequenos produtores rurais. De acordo com o secretário executivo de Agricultura, Irrigação, Pesca e Abastecimento, Kleber Torres, nesse primeiro semestre foram distribuídas 660 toneladas de sementes, sendo a maior parte de feijão e milho.

“O excesso de chuva pode fazer até com que pequenos agricultores tenham uma pequena perda na produção”, disse o secretário, que nesta segunda-feira presidiu a solenidade de Troca de Guarda do Palácio. “Mas, a certeza é que teremos uma superprodução de grãos”, estimou.

Kleber Torres informou também que em outubro será iniciada a segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa, numa nova tentativa de tirar o Estado da zona de risco desconhecido. “O governo vem fazendo sua parte, mas os criadores precisam se conscientizar de que deve vacinar e declarar o seu rebanho”, alertou.

Caso a vacinação não surta os resultados esperados, o governo poderá usar a legislação, punindo os criadores até com o sacrifício de animais. “Não queremos fazer isso, mas a febre aftosa é um grande mal para Alagoas e para a sua economia”, disse, o secretário, explicando que se continuarmos na zona de risco desconhecido, até produtos como o açúcar poderão ficar impedidos de sair do Estado.

Para que a segunda etapa da vacinação tenha sucesso, Kleber Torres disse que o governo irá deflagrar uma campanha na mídia, visando sensibilizar os criadores sobre a importância da medida. “A nossa responsabilidade será maior, porque precisamos, de uma vez por todas, sair da zona de risco desconhecido, a exemplo do que vem ocorrendo agora com o estado de Pernambuco”, afirmou.

O secretário afirmou que o governo Ronaldo Lessa vem apostando na cultura da mamona para o programa de biodiesel. “O Estado assumiu a responsabilidade do projeto, para que a mamona seja uma alternativa para os pequenos produtores, principalmente, os da região do Semi-Árido”, disse, acrescentando que o incentivo à produção da planta conta com a parceria do Sebrae, Ufal e Embrapa.

Fonte: Secom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos