Enem mobiliza mais de 16 mil estudantes em Alagoas

Mais de 16 mil alagoanos se inscreveram para as provas do Enem
Mais de 16 mil alagoanos se inscreveram para as provas do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2005 recebeu quase três milhões de inscrições em todo o país, 93% a mais do que no ano passado. Em Alagoas, as 16.563 inscrições foram 73% a mais do que as registradas no último ano.

Os alagoanos puderam fazer as inscrições de seis municípios, Maceió, Arapiraca, Santana do Ipanema, União dos Palmares, Penedo e Porto Calvo. Em comparação à última edição do Enem, em 2004, o município de União dos Palmares foi o que mais atraiu inscritos, registrando o aumento de 112%, seguido de Maceió, com 100% a mais de inscrições.

O maior motivo para a explosão de inscritos é o Programa Universidade Para Todos (ProUni), do Ministério da Educação, que utiliza os resultados do Enem como um dos critérios para a seleção dos inscritos a serem contemplados com bolsas de estudo integrais ou parciais.

O ProUni tem por objetivo garantir vagas em cursos de graduação da rede privada para os estudantes de baixa renda e professores da rede pública. Neste ano, o programa beneficiou mais de 100 mil pessoas. E cerca de 470 instituições de ensino superior no país utilizam, de alguma forma, os resultados do exame em seus processos seletivos.

Enem

Composto por uma prova de 63 questões de múltipla escolha e uma redação, o Enem é um exame interdisciplinar que avalia o desempenho do aluno ao término do Ensino Médio. A prova requer domínio de linguagens, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentações e elaboração de propostas de intervenção na realidade.

Os testes do Enem serão realizados no dia 25 de setembro, das 13h às 18h (horário de Brasília), em 727 municípios.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos